Diário de um Magro

por  CARLOS ALBERTO

De Puente la Reina a Estella - 22 Km

A Santiago: 683 km


Segunda-feira, 17 de Setembro de 2001

Deixamos Puente la Reina às 9h, depois de tomar café em simpática cafeteria. Ameaçava chover, pus a capa, dispensada logo depois. A caminhada até Estella foi fácil, chegamos bem inteiros. O albergue local é considerado um dos melhores do caminho, é quase um hotel com boa infra e muitos lugares. A contribuição é de 500 pesetas, como na maioria dos refúgios.

Antes de Estella, próximo a Cirauqui, encontramos um casal de paulistas, Rodnei, aposentado do Banco do Brasil, e Cleusa, sua amiga, ambos muito simpáticos. Caminhamos vários trechos juntos. Rodnei, generosamente, deu-me parte de seus micropores para cobrir área avermelhada de meus calcanhares, que indicavam início de bolhas. Apliquei-os antes de iniciar a jornada para Los Arcos. Vamos ver se evitam a formação das famosas bolhas.

Fomos ao Supermercado, onde compramos pão, queijo, presunto e vinho para lanchar à noite, ao invés de jantar. O lanche permitiu-me ter em Estella a melhor noite de sono até agora. Comprei também algumas frutas e uma bebida energética como provisão para a jornada até Los Arcos. No trajeto ao super, telefonei para casa e acabei esquecendo na cabine uma "tarjeta" telefônica de 2000 pesetas, do que só dei-me conta na volta das compras. Fui conferir se, por milagre, ainda estava na cabine, mas alguém já tinha recolhido.

Estella é mais uma das tantas cidades medievais. Na verdade, tem uma parte medieval e outra moderna. Na medieval tem uma igreja com pórtico na arte mourisca, como também há em Cirauqui e Puente la Reina. Parece que são os únicos três pórticos no estilo mourisco, segundo nos informou um senhor morador de Cirauqui. Em Estella, é digno de nota, ainda, o Palácio dos Reis, testemunha imponente de um poder político que a cidade já teve.

No albergue, vários brasileiros, além daqueles que já havíamos conhecido antes. À noite, depois do lanche com queijo, pão, presunto e o bom vinho da Navarra, me propus dar uma volta sozinho por Estella. Cheguei a sair e tirar foto em ponte medieval, mas começou a chover, e acabei voltando ao refúgio para dormir. Falei um pouco com o casal de franceses, Michel e Monique, que havíamos conhecido ainda em Roncesvalles, li o El Pais e acabei dormindo muito bem.

Catedral de León

E tem mais:

E tem muito mais ainda...