Diário de Luiz Felipe

por  LUIZ FELIPE BRASIL SANTOS

16º. dia - 24/09 - EL BURGO RANERO


Noite passada, em SAHAGÚN, havia um encontro de motoqueiros de toda a Espanha, o que tornou a cidadezinha um verdadeiro e barulhento inferno. Só consegui dormir porque tomei um Dormonid.

Saí de SAHAGÚN às 08 h e 15 min, por uma histórica ponte romana. A etapa de SAHAGÚN at�� EL BURGO RANERO é curta (17,9 km) , mas mesmo assim o cansaço acumulado do dia anterior produziu seus efeitos.

O trecho continua monótono, sem nada interessante. Minha média diária de fotografias reduziu enormemente nos últimos dias . O terreno é plano, sem nenhuma dificuldade adicional, mas mesmo assim as estapas são cansativas. Também o fato de caminhar a maior parte do tempo sozinho colabora para a sensação de cansaço, uma vez que se passa a prestar mais atenção aos incômodos que o corpo expressa.

Catedral de León


Uma das coisas curiosas daqui é a noção de distância que as placas indicadoras transmitem. Não as oficiais, mas as particulares. Explico. Quando se vê um anúncio dizendo "BAR A 1 KM", se ganha um novo ânimo. Entretanto, após caminhar uma extensão que se imagina correspondente àquela distância, deparamo-nos com outra placa que diz 'BAR A 500 m". Mais uma longa, longuíssima, caminhada e outra placa, "BAR A 200 m". Após caminhar, no mínimo, o dobro do que a placa inicial anunciara, finalmente se chega ao tal bar. A impressão que se tem é que o metro daqui tem mais centímetros e que os quilômetros têm mais metros.

Cheguei a EL BURGO RANERO às 12 h 30 min e me hospedei no único hostal existente (HOSTAL EL PEREGRINO).

EL BURGO É UM VILAREJO sem nenhum interesse. Apenas um final de etapa. Nem sequer a igreja local tem valor histórico. De qualquer forma, me senti bem aqui.

O tempo (graças a Santiago?) continua ótimo, apesar das previsões em contrário.

Falei com Leninha. Tudo OK. O pessoal tem dado um bom apoio a ela, felizmente. Amanhã é nosso sétimo anivérsário de casamento. Vou telefonar novamente, por essa justificadíssima razão.

Não sei se amanhã vou só até MANSILLA DE LAS MULAS (18,7 km) ou se estendo a etapa até LEON (37,2 KM). Veremos.