Bicicleta

por Zerob Peregrino

Quais as vantagens de se fazer o Caminho de Santiago em bicicleta? A nosso ver são inúmeras as vantagens. Também, pudera, somos ciclistas...

Mas, veja bem se não temos razão.

De bicicleta também é cansativo, mas nem tanto se compararmos com a caminhada. Exceto em pequenos trechos em que é necessário empurrá-la ou até mesmo carregá-la, na quase totalidade do Caminho de Santiago, você se cansará bem menos.

De bicicleta, desde que você não programe trechos diários a cumprir muito longos, você chegará sempre mais cedo nos lugares, restando tempo para conhecer melhor todos os monumentos, igrejas, etc.

De bicicleta você poderá facilmente escapar algumas vezes do Caminho de Santiago para conhecer lugares próximos interessantes.

De bicicleta você poderá parar mais tempo nos lugares mais bonitos do Caminho, para apreciar sem pressa.

De bicicleta você terá um veículo para deslocar-se nas cidades em que parar, para fazer compras, visitar os lugares, etc.

De bicicleta você não tem o problema do incômodo da mochila nas costas porque toda a bagagem fica nos alforges.

É muito comum ver europeus viajando de bicicleta e de maneira geral já existe uma infra estrutura adequada em hotéis para guardá-las e nos refúgios do Caminho de Santiago, também.

Os motoristas europeus, via de regra, respeitam muito os ciclistas e acidentes, só com muita imprudência ou imperícia.

Apesar do Caminho de Santiago ser quase sempre montanhoso, quem curte uma mountain bike sabe que quanto mais alta é a montanha, mais bela é a vista.

IMPORTANTE: Se você não pratica "mountain bike" ou cicloturismo é melhor não optar por fazer o Caminho de bicicleta. O Caminho de Santiago é uma viagem por trilhas montanhosas com todo tipo de terreno. Em nada se assemelha a um passeio leve, em ciclovias. 

Bicicleta Specialized Hard Rock, equipada. Usada por José Roberto
Bicicleta reclinável Zoher HPV, usada por Aurélio

E tem mais:

E tem muito mais ainda...