Caminho Aragonês passo a passo

por  MANOEL BRASÍLIA

Caminho Aragonês - Parte VII ( Rotas a seguir)

Embalse de Yesa

Artieda a Sangüesa

Distância aproximada: 33,1 km

Tempo médio: De 09.00 a 09.30 horas

Composição do terreno:

Asfalto: 7,2 km; Caminhos de terra: 20,1 km; Trilhas: 5,8 km

Altitudes: De 400 a 630 metros.

Artieda a Ruesta ( 10,4 km )

A saída de Artieda é pela estrada que desce pelo fundo do povoado. Não precisa descer pela estrada do dia anterior. Logo após a descida prestar bem atenção para pegar um caminho de terra à esquerda na frente de um galpão de telhado verde.

Existe uma seta indicativa mas ela não é bem visível. Logo em seguida retorna para estrada na altura do Km 28, onde uma trilha à direita corta a estrada por duas vêzes. Na segunda trilha à direita (km 27) que leva a Ermita de San Juan Bautista prestar bem atenção para sinalização, pois o local é de bosque denso e estreito.

A sinalização pode estar em pedras no chão ou em árvores. Não se deve ficar tenso no bosque pois a estrada corre paralela a nossa esquerda.

Tudo está bem sinalizado no mapa de rotas. Quando retorna-se para estrada (km 24) já estamos próximos do povoado de Ruesta. O caminho prossegue pelo interior do povoado de Ruesta.

Pontos de interesse:(Ruesta)

Ruínas Castillo de Ruesta.
Ermita de San Juan Bautista (Trilha de Ruesta)
Ermita de Santiago (saída de Ruesta)

Apoio logístico:(Ruesta)

Bar no albergue de Ruesta, serve refeições e lanches.

Albergue de peregrinos com boas instalações.

Camping também serve lanches.

Igreja de Santiago em Ruesta

Ruesta a Undués de Lerda ( 12,1 km )

Saída de Ruesta pelo interior do povoado passando pelo camping e Ermita de Santiago. Então inicia uma ligeira subida por caminhos de terra entre pinus que parece não acaba nunca. O que refresca um pouco a cuca é olhar para o lado direito e ver a beleza estampada no Embalse Yesa. Não adianta afobar, e quando pensar que acabou a subida ela continua mais um pouco. E lá se vai por uns 5 kms na mesma solidão do trecho.

Não desanime e bote as suas rezas em dia. Mais a frente novas trilhas com menos subidas e você verá Undués de Lerda ao longe. Já meio cansado chegarás na entrada do povoado e enfrentarás a famosa calzada romana que leva ao povoado.

De tão exausto e cansado mandarias prender quem fez calzada com pedras tão desalinhadas e cansativas. Chegarás no povoado e quase não encontrarás ninguém. Vá direto ao bar chamado Hogar Social onde encontrarás o responsável pelo albergue e que te darás de comer naquele noite.

Pontos de interesse: (Undués de Lerda)

Calzada romana que boas lembranças não terás.
Casas com brasões.
Igreja com pia batismal do seculo XIII
Albergue com boas instalações.

Apoio logístico: (Undués de Lerda)

O único apoio é o Bar Hogar Social onde o peregrino fará as sua refeições e preparo de lanches.

Albergue muito bom que supre todas as necessidades do peregrino. Contatos no bar Hogar Social. O interessante é que a porta do albergue dorme aberta.

As duas vêzes que passei por lá dormi sózinho e na beira da janela com um céu estrelado. Parecia um paraíso!!!

Undués de Lerda a Sangüesa ( 10,6 km )

Saída de Undués de Lerda por trilha e área pedregosa. É bom evitar sair no escuro pois a marcação é nas pedras, e o terreno muito irregular. Após os atalhos através as pedras chega-se a uma estrada asfaltada.

Preste bem atenção que logo a frente deve-se abandonar a mesma e pegar um caminho de terra em direção do painel indicativo de trilhas. Um ponto de referência é uma Ermita no alto de um morro que deve ficar sempre ao seu lado direito.

Caminho a Sangüesa

O caminho de terra amplo leva até a estrada asfaltada nas proximidades da cidade. Continue pela estrada e não siga uma sinalização de caminho à esquerda que leva em direção de um galpão(Silo), e que aumenta o percurso para livrar poucos metros de estrada.

Pontos de interesse: (Sangüesa)

Colegiata Santa Maria La Real de Rocamador.
Iglesia San Salvador
Portada de Santiago (Santa Maria La Real)
Iglesia Del Carmen
Convento San Francisco
Palacio Real e Del Duque de Granada
Palácio Vallesantoro.

Apoio logístico:(Sangüesa)

Dispõem de todos os serviços, tais como, bares, restaurantes, bancos, correios, comércio, hostais, albergue etc...

Albergue de peregrino: Albergue de Las Hijas de la Caridad, na calle Labritt.(muito bom)

Observações:

Não é obrigatório percorrer os 33,1 kms em um só dia. Cada um faça a sua rota diária mais apropriada as suas reais condições. O trecho possui albergues em Ruesta, Undués de Lerda e Sangüesa. Logo amplas possibilidades de uma parada intermediária. Nas duas vêzes fiz a minha parada em Undués de Lerda.