Caminho Aragonês passo a passo

por  MANOEL BRASÍLIA

Caminho Aragonês - Parte VI (Rotas a seguir)

Arrés a Artieda

Distância aproximada: 17,6 km

Tempo médio: De 04.30 a 05.00 horas

Composição do terreno:

Asfalto: 4,5 km; Caminhos de terra: 11,4 km; Trilhas: 1,7 km

Altitudes: De 500 a 620 metros.

Arrés a entroncamento de Martes ( 6,1 km)

Saindo de Arrés por estrada asfaltada até o ponto de referência " O transformador". Entrar à esquerda do transformador por um longo e retilíneo caminho de terra até a outra referência do trecho que é uma granja. As referências servem para distrair área tão solitária e desprovidas de apoio.

Mais à frente uma bifurcação à esquerda de caminho de terra leva a Martes, mas o caminho prossegue mais à direita. Está bem sinalizado. Quando chega ao entroncamento asfaltado que leva à esquerda para Martes e à direita para Berdun utilizar uma pequena trilha em subida que corta em direção ao caminho para Mianos.

Pontos de interesse:
Apenas a curiosidade de ver o povoado de Berdun, à direita do caminho no alto do morro, e a bela paisagem em caso de bom tempo.

Apoio logístico:

Não existe nenhuma forma de apoio sendo necessário prover de lanche e água até o destino final.

Saída de Miamos

Entroncamento de Martes a entrada de Mianos (6,6 Km)

Depois da trilha que conduz ao novo caminho de terra, prestar atenção na sinalização para não voltar na direção de Martes. Está sinalizado todo o percurso que leva na direção da "cabana" e limites de Huesca e Zaragoza que é a direção correta.

Após a "cabana" mais um longo caminho retilíneo na direção da entrada de Mianos. Na entrada de Mianos 2 opções a seguir. Por Mianos ou trilha à direita para Artieda.

Pontos de interesse:

Olhando ao lado direito do caminho, nas partes mais altas pode-se ver o início do Embalse Yesa e o povoado de Berdun.

Apoio logístico:

Não existe nenhuma forma de apoio sendo necessário prover de lanche e água até o destino final. Numa emergência seguir por Mianos.

Entrada de Mianos a Artieda.( 4,9 Km )

Na entrada para Mianos existem as 2 opções. A melhor é da direita por uma trilha que já esteve por algum tempo abandonada. Não passa por Mianos e segue por caminhos de terra e trilhas direto para Artieda. É o trecho mais difícil do dia com algumas subidas fortes até encontrar de novo a estrada de Mianos a Martes.

Não pense que a subida terminou. O povoado de Artieda fica num lugar alto e terás que caminhar até lá. Chegarás bem cansado mas conseguirás repor suas fôrças num bom albergue.

Pontos de interesse:(Artieda)

Iglesia de San Martin, ao lado do albergue.
Vista do por do Sol, no Embalse Yesa.
Caminhar solitário pelas ruas do povoado de Artieda no início da noite.

Apoio logístico: (Artieda)

Dispõem de um bar e uma pousada.

O albergue possui um bom refeitório e fornece alimentação aos peregrinos.

Caminho de Artieda