Caminho Aragonês passo a passo

por  MANOEL BRASÍLIA

Caminho Aragonês - Parte IV (Rotas a seguir)

Gata do Pirineus

Puerto Somport até Jaca

Distância aproximada: 30,6 km

Tempo médio: De 08.00 a 08.30 horas

Composição do terreno: Asfalto: 4,2 km; Caminhos de terra: 14,4 km; Trilhas: 12,0 km

Altitudes: 920 a 1600 metros.

Puerto Somport a Canfranc estación. (7,4 km)

O caminho inicia na fronteira franco-espanhola e percorre trilhas e caminhos de terra ao lado do rio Aragón. Às vêzes pelo lado direito do rio e outras pelo seu lado esquerdo.

Inicia pela altitude máxima de 1.600 metros em Puerto Somport e começa uma descida constante apesar de algumas subidas ocasionais. Tomar cuidado em caso de mau tempo ou neve.

Pontos de interesse:

Pequena capela de Somport.
Monumento peregrino de Somport.
Albergue Aysa de Somport.
Marco inicial caminho aragonês.
Local do antigo Hospital de peregrinos Santa Cristina, em Candanchú.

Apoio logístico:(Canfranc Estación)

Em Canfranc Estación o peregrino terá amplo apoio de alimentação, hospedagem e serviço bancário.

Canfranc Estacíón a Canfranc Pueblo (4,2 km)

Saída de Canfranc pela estrada, e depois do túnel, ao lado da represa retorna-se a trilha ao lado esquerdo do rio Aragón.

O caminho continua às margens do rio Aragón por trilhas e caminhos agradáveis. Sempre estarão paralelas e próximas a estrada, o rio e a trilha.

Pontos de interesse:

Estación de Canfranc.
Torre de fusileros.
Cachoeira de Canfranc (parada obrigatória)
Coll ladrones

Apoio logístico.(Canfranc Pueblo)

Em Canfranc pueblo o apoio é restrito. Possui algum comércio e um albergue.

Saída de Jaca

Canfranc Pueblo a Villanúa.(4,8 km)

Saída pela rua paralela a estrada N-330, e logo em seguida retorna-se ao caminho passando pela ponte medieval dos peregrinos.

O caminho prossegue ao lado do rio Aragón e na altura das Cuevas de las Güixas estaremos entrando no povoado de Villanua. Na entrada de Villanua surgem 2 opções.

Entrar à esquerda passando no povoado antigo e seguir por caminhos de terra na direção das pontes que cruzam o rio Aragón e em seguida a via férrea.

Ou entrar à direita seguindo a estrada N-330 e passando na parte nova do povoado chamado de Arrabal de Villanua. Saindo do povoado terás um bom andadero até o Km 656. Uma seta do caminho ao lado direito da estrada te leva a um amplo e agradável caminho de terra que te conduz a Castiello de Jaca.

Pontos de interesse:

Ruínas da Iglesia de La Asunción.
Ponte Medieval Canfranc
Cueva de Las Güixas

Apoio logístico:(Villanúa)

Em Villanua ao longo da estrada possui um pequeno comércio. Na parte antiga do povoado fica o albergue. Existe um hotel mas funciona mais em função da estação de esqui de Candanchú, logo não conte com êle.

Villanua a Castiello de Jaca.(6,9 km)

Na entrada de Villanua terás que tomar a decisão. Opção à esquerda ou à direita ? Eu já utilizei as duas e prefiro a segunda.

É menor e menos complicada. Continuando pela estrada N-330 passamos dentro do Arrabal de Villanua que estende-se pelos dois lados da rodovia. No Km 656 cruzar a estrada e um amplo caminho de terra conduz ao povoado de Castiello de Jaca.

O interessante do trecho é olhar sempre para traz e ver os Pirineus ao longe. É claro que depende do tempo para vislumbrar uma boa vista do local.

Pontos de interesse.

Calle Santiago em Castiello de Jaca.
Iglesia San Miguel em Castiello de Jaca.

Apoio Logístico.(Castiello de Jaca)

Em Castiello de Jaca na saída do povoado, do outro lada da estrada, existe um restaurante e um hotel muito bom para uma parada eventual.

Caminho de Atarés

Castillo de Jaca até Jaca (7,3 km)

Saída de Castiello de Jaca cruzando a N-330 e retornando para a belíssima trilha na beira do rio Aragón. É um dos trechos que vale a pena perder um pouco de tempo.

Será necessário cruzar o rio através umas pedras. Não tenha pressa. Tire o calçado coloque a sandália ou papete e atravesse aquele rio de águas frias. Fará bem aos pés e terá um relaxado descanso. Após cruzar a estrada N-330 um longo caminho de terra ao lado direito da estrada conduz ao Centro da cidade de Jaca.

Pontos de interesse:

Trilha na beira do rio Aragón.(vale a pena perder bom tempo no local)
Iglesia Santiago, em Jaca
Catedral de San Pedro, em Jaca
Ciudadela de Jaca

Apoio logístico (Jaca)

Dispõem de todos os recursos. Albergue, hotéis, hostais, correios, bancos, restaurantes, bares, lojas de souvenirs, lojas de material esportivo e de camping etc...

Observações:

Não é obrigatório caminhar os 30 kms em um só dia. Cada um faça a sua rota diária mais apropriada as suas reais condições.

Eu particularmente o fiz com paradas em Canfranc estación, Castiello de Jaca e Jaca, pois o trecho merece ser visto, sentido e escutado.