Tudo sobre o Caminho!

Todas as respostas às suas perguntas. 

Tudo o que você precisa saber sobre a grande aventura de sua vida 

Foto: Marco do Caminho de Santiago

Tudo sobre o Caminho de Santiago!

Em P & R - Perguntas e Respostas

O Portal Peregrino criou esta página que pretende tirar todas as dúvidas, através de perguntas e respostas sobre o Caminho de Santiago!



Temas gerais

75 - Como chegar à S. Jean ou Roncesvalles para começar de lá o Caminho de Santiago?

Para começar o Caminho de Santiago a partir de Saint-Jean-Pied-de-Port ou Roncesvalles, é necessário planejar sua viagem de acordo com a localização de partida e os meios de transporte disponíveis. Abaixo, fornecerei informações detalhadas sobre como chegar a esses dois pontos de partida populares do Caminho de Santiago:

Saint-Jean-Pied-de-Port (S. Jean):
  • De avião: O aeroporto mais próximo de Saint-Jean-Pied-de-Port é o Aeroporto de Biarritz Pays Basque (BIQ), localizado a cerca de 50 km de distância. De lá, você pode pegar um ônibus ou táxi até Saint-Jean-Pied-de-Port. Outra opção é o Aeroporto de Pamplona (PNA), que fica a aproximadamente 70 km de S. Jean. De lá, você pode pegar um táxi. Prefira essa última opção por questões logísticas e econômicas.
  • De trem: Você pode pegar um trem para Bayonne ou Biarritz e, em seguida, outro a S. Jean ou optar por um ônibus ou táxi para para esta cidade.
  • De ônibus: Algumas empresas de ônibus oferecem serviços diretos para S. Jean a partir de cidades próximas, como Bayonne e Biarritz, ou Pamplona, na Espanha. Existe uma linha da ALSA que faz esse percurso.
Roncesvalles:
  • De avião: O Aeroporto de Pamplona (PNA) é o aeroporto mais próximo de Roncesvalles, localizado a cerca de 50 km de distância. De lá, você pode pegar um ônibus ou táxi até Roncesvalles.
  • De trem: Não há uma estação de trem em Roncesvalles, então a melhor opção é pegar um trem para Pamplona e, em seguida, um ônibus ou táxi até Roncesvalles.
  • De ônibus: Algumas empresas de ônibus oferecem serviços para Roncesvalles a partir de Pamplona e outras cidades próximas.

É importante verificar os horários e disponibilidade de transporte com antecedência, especialmente se você estiver viajando em alta temporada ou durante feriados.

Voltar às perguntas

Tudo sobre o Caminho de Santiago!

E tem mais:

E tem muito mais ainda...