Peregrino Walter Jorge

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
Peregrinação no Brasil - 25 - Caminho do Sol – (01)
Walter Jorge

Falamos da existência das Peregrinações, Romarias ou Caminhadas no Brasil, as quais dividimos em três grupos, anteriormente abordamos as de cunho histórico, como o “Caminho Real ou Estrada Real” o “Caminho das Missões” e o Caminho de Arariboia”; no segundo grupo abordamos as de fundo religioso, como os “Caminho da Fé”,  “Passos de Anchieta”, “Caminho do Padre Ibiapina” e o “Caminho ou Romaria do Padre Cícero” e o “Caminho ou Romaria a Bom Jesus de Pirapora”; agora abordaremos o terceiro grupo, as que chamamos de cunho ecológico ou ambiental, são as que procuram travar conhecimento com a natureza e desenvolver o gosto pelas caminhadas. Abordaremos em primeiro lugar a referente ao CAMINHO DO SOL.

Caminho do Sol (Primeira Parte)

         O Caminho do Sol nasceu com o objetivo maior de oferecer aos amantes de caminhadas, um ambiente agradável, passando em sua quase totalidade, somente por áreas rurais, buscando a introspecção e o despojamento material.

Mapa do Caminho do Sol

            Como não podia deixar de ser, apareceu alguém que através de seus conhecimentos sobre caminhadas e peregrinações, criou o Caminho do Sol, esse alguém é o peregrino José Palma, peregrino que há mais de cinco anos, trabalhando arduamente, conseguiu implantar uma trilha que passando por determinadas cidades e vilas, soube atrair os caminhantes ávidos pelo contato direto com aquela natureza exuberante, bela e acolhedora.

            O Caminho do Sol em Águas de São Pedro é o único lugar que possui a Casa de Santiago fora da Espanha, isso devido à magnífica qualidade de vida do local, além de possuir a sua topografia e conter uma cidade semelhante à da Galicia. Para coroar esse empreendimento a mesma ganhou um padroeiro, o nosso querido Apóstolo Santiago “o maior”.

            A cidade de Águas de São Pedro ponto final do trajeto elaborado por Palma, comemora a data de sua fundação no dia 25 de Julho, conhecidindo com o dia do Apóstolo Santiago, no dia 01 de dezembro de 2001, foi lançada a pedra fundamental da Casa de Santiago, com a presença de Jesus Jato e sua mulher MariCarmen, doadores da imagem de Santiago ao município.

            Para quem não conhece, Jesus Jato é o hospedeiro do Albergue situado em Villafranca Del Bierzo chamado de “Ave Fênix”, fica localizado ao lado da Igreja de Santiago uma construção do séc. XII. Jesus pertence é de família humilde e descendente também de uma família de albergueiros, é muito criticado no local em que possui seu albergue, sendo inclusive chamado de “o bruxo”, podemos considerá-lo como um dos ícones do Caminho de Santiago, seu albergue foi completamente destruído por um incêndio e em poucas horas perdeu todo um trabalho de mais de vinte anos. Com a ajuda dos peregrinos que lá passaram, o albergue foi completamente reconstruído fazendo jus ao seu nome “Ave Fênix”.

Albergue Arasolis em Águas de São Pedro

            Para buscar a imagem de Santiago, doada por Jesus Jato, partiram peregrinos para a cidade de Villafranca del Bierzo na Espanha em maio de 2002, e de lá seguiram em peregrinação para a Catedral de Santiago de Compostela. Durante o percurso, ao final de cada jornada, o Padre de Águas de São Pedro celebrava uma missa.

            Para abrigar a referida imagem foi construída em Águas de São Pedro a Casa de Santiago, ponto final do Caminho do Sol, a qual foi entregue aos caminhantes em 25 de julho de 2002, quando 94 peregrinos lá chegaram trazendo a imagem que foi entronizada no “nicho” pelo bispo de Piracicaba Don Moacyr Vitti, que no ano seguinte assinou o Decreto promulgando Santiago, Padroeiro da cidade de Águas de São Pedro que até aquela data não tinha ainda seu Patrono Oficial.

            Idealizado pelo peregrino José Palma, foi inaugurado em 24 de janeiro de 2004 pelo casal Acácio da Paz e Orietta (hospitaleiros do Caminho de Santiago em Viloria de Rioja) o primeiro “Albergue Peregrino” do Brasil na cidade de Águas de São Pedro, o mesmo foi denominado de “Arasolis”, possuindo todas as facilidades e conforto necessário ao peregrino, sendo dedicado a todos os caminhantes principalmente aos que concluem o Caminho do Sol.

            Águas de São Pedro ponto de chegada dos caminhantes, fica situada a 180 km de São Paulo sendo famosa pela magnitude de suas águas, pois possuem qualidades medicinais, bem como a cidade é dotada de uma ampla rede hoteleira permitindo o contato permanente com a natureza.

            O Caminho do Sol, periodicamente tem efetuado diversas festividades trazendo hospedeiros e pessoas outras do Caminho de Santiago para efetuarem palestras, bem como promovendo cursos para peregrinos que desejarem trabalharem como “Hospitaleiros Voluntários” em determinados albergues do Caminho de Santiago.

            Ao comemorar o terceiro aniversário da criação do Caminho do Sol, o Conselho Arasolis, órgão gestor do Caminho do Sol, em reconhecimento e respeito pela atuação que vem desenvolvendo em prol da divulgação do Caminho de Santiago, resolveu homenagear nesse dia festivo, aqueles que considerou como “Ícones do Caminho de Santiago no Brasil”, os seguintes peregrinos:

Da esquerda para direita: Clarice Ferté, Walter Jorge, Lizia e Maria Emília

            Anna Sharp; Clarice Fertér; Danilo Tiesell; Gisneide Everdosa; Guy Veloso; José Roberto Pinto de Almeida; Lairton Ripoll; Maria Emilia Voss; e Walter Jorge de Oliveira Almeida.

            Nessa oportunidade, não poderia deixar de aqui prestar uma homenagem, registrando um dos exemplos de como um peregrino que vai a Santiago de Compostela fica atento aos sinais, e passa a dedicar parte de sua vida a promover esse salutar contato com a Mãe Natureza, esse peregrino é o nosso amigo José Palma com toda sua equipe de colaboradores, bem como os seus “Anjos do Caminho”.

            Atualmente encontra-se programado para no período de 21 a 31 de março de 2007, a “II Caminhada Templária” contando com a presença de Tomás de Manjarin.

            O atual caminho pode ser percorrido a pé ou de bike, tem aproximadamente 241 km, tendo como início a cidade de Santana de Parnaíba em São Paulo, daí segue o seguinte itinerário:

Trecho
Distância (km)
De Santana de Parnaíba à Pirapora do Bom Jesus
13,0
De Pirapora à Cabreúva  
24,0
De Cabreúva à Fazenda Cana Verde (Itu)
26,0
Da Fazenda Cana Verde à Fazenda Vesúvio (Salto)
18,0
Da Fazenda Vesúvio a Elias Fausto 
23,0
De Elias Fausto à Fazenda Milhã (Capivari) 
21,0
Da Fazenda Milhã a Mambuca
20,0
De Mambuca ao Clube Araponga
24,0
Do Clube Araponga à Monte Branco  
24,0
De Monte Branco à Ártemis (Piracicaba)
24,0
De Ártemis a Águas de São Pedro
24,0

            Para informações o telefone é (11) 6215.1661 - Fátima

            Fonte consultada:
            www.caminhodosol.org
            E-mail: oxfordp@uol.com.br

            No próximo artigo abordaremos a historia de algumas cidades situadas na trilha do Caminho do Sol.

            Aguardem.
 

Enviado por Walter Jorge
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003