Peregrino Walter Jorge

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
Peregrinação no Brasil - 9 - Caminho das Missões (2)
Walter Jorge

            No número anterior apresentamos aos nossos leitores o que é o Caminho das Missões, aquele Caminho que visa resgatar uma parte da nossa história colonial no período das Missões ou Reduções. Nesse capítulo, traremos para conhecimento, o itinerário dos 14 dias a ser percorrido entre a cidade de São Borja até o seu final na cidade de Santo Ângelo no Rio Grande do Sul.

Caminho Das Missões (Segunda Parte)

Trajeto

    Logotipo do Caminho das Missões

            Primeiro dia – O caminhante inicia a sua caminhada da cidade São Borja até Passo da Barca, em uma distância de 17 km, onde efetuará seu pernoite em um salão comunitário da região. O mesmo é dotado de colchões, banho quente e tanque para lavagem de roupa. Será fornecido ao mesmo um jantar regional.

            Segundo dia – Após o café da manhã seguirá de Passo da Barca para Sarandí em uma distância de 20 km, No distrito de Sarandí o caminhante será recepcionado por um casal da comunidade. O local dispõe de uma boa infra-estrutura, o albergue possui colchões, dois chuveiros elétricos, tanque para lavar roupas e uma cancha de bocha. Como a tarde é livre, pois a caminha é realizada pela parte da manhã, o caminhante poderá passear pelas margens do Rio Uruguai (divisa com a Argentina) podendo tomar banho de rio ou pescar.

            Terceiro dia – Nesse dia o caminhante efetua um trecho curto, de apenas 15 km, partindo de Sarandí até a Fazenda São Pedro. A fazenda é antiqüíssima, possuindo um belo bosque, do local pode-se ver uma curva do Rio Uruguai, possível local onde tenha sito fundada a 1ª São Tomé, há possibilidade de se tomar banho de rio, quando o mesmo esta baixo pode-se andar pelo seu leito e chegar bem próximo da Argentina. A alimentação servida é bem campeira.

            Quarto dia – Após uma roda de chimarrão ao amanhecer, o caminhante parte da Fazenda de São Pedro em direção a Samburá, num trajeto de 20 km onde deverá pernoitar. Próximo ao local existe uma cachoeira no rio Manuã. O albergue possui colchões e banho quente.

            Quinto dia – de Samburá a São José Velho, trecho de 27 km, logo pela manhã estaremos entrando no município de Garruchos, pela ponte sobre o rio Manuã ativada para os caminhantes passarem. O almoço é efetuado em um salão comunitário, preparado pela comunidade do Passo da Tigra. À tarde o caminhante segue em frente até atingir uma escola na vila São José Velho preparada para receber os caminhantes, o local dispõe de colchões, banho quente e tanque para lavar roupas. Nesse local é oferecido o jantar.

            Sexto dia – de São José Velho a Fazenda, trecho de 29 km, todo ele efetuado dentro do município de Garrucho, boa parte da caminhada é efetuada pela manhã. É um dos mais belos trecho da caminhada. O almoço é servido nas margens do Rio Uruguai divisa com a Argentina. O passeio de barco pelo rio Uruguai é uma excelente opção após o almoço. O pernoite será em uma fazenda magnífica onde será servido um belo jantar.

            Sétimo dia – Caminhada da Fazenda até São Nicolau, um trecho de 27 km, também efetuado em duas etapas, neste dia estaremos passando o rio Piratini, que divide os municípios de Garruchos com São Nicolau, a passagem será de balsa, o almoço será servido pela comunidade do Passo da Porteira em um salão da comunidade, a parte da tarde é efetuada uma caminhada de 10 km, chagaremos na cidade de São Nicolau, segunda dos Sete Povos das Missões, visitaremos o Sítio Arqueológico, o Casarão Silva que foi construído com pedras da antiga Redução e pernoitaremos no município. À noite os caminhantes são agraciados com musicas regionais.

            Oitavo diaSão Nicolau a Rincão dos Teixeiras, trecho de 31 km efetuado em duas etapas, na localidade Rincão do Conde no interior de São Nicolau, precisamente na fazenda de Irene Boot, será servido o almoço, e, ao entardecer, está prevista a chegada no ponto de paragem (uma escola desativada, mas muito bem conservada). Posteriormente será servido o jantar.

            Nono dia – Trecho de Rincão dos Teixeiras a São Luiz Gonzaga, trecho de 17 km. A chegada em São Luiz Gonzaga, que foi uma das Reduções dos Sete Povos, está prevista para as 12 horas, aproximadamente. Os caminhantes vão direto ao albergue onde será servido o almoço, a janta o pernoite será no mesmo local. O resto da tarde fica livre para a visitação aos pontos turísticos da cidade, entre eles a Catedral em estilo gótico (12 peças da estatuária missioneira), a praça da antiga redução, os museus que contam a história de São Luiz Gonzaga e das Missões e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

            Décimo dia – De São Luiz Gonzaga a São Lourenço Mártir, trecho de 27 km, efetuado em duas etapas, em um dos pontos de paragem na estrada que ligava a Redução de São Luiz Gonzaga e São Lourenço, será servido o almoço. A chegada em São Lourenço está prevista para as 17 horas aproximadamente, onde poderá ser observado, mesmo em ruínas, a imponência da Redução de São Lourenço Mártir. O pernoite será em uma casa antiga em estilo português, neste local é servido, também o jantar.

            Décimo primeiro dia – De São Lourenço Mártir a São Miguel das Missões. Trecho de 23 km, efetuado em uma etapa, agora rumo a São Miguel das Missões. O almoço está previsto para as 13 horas em um restaurante da cidade, logo após iremos à Pousada das Missões, para um descanso até às 16 horas, após será visitado o Sítio Arqueológico da Redução de São Miguel Arcanjo e o Museu das Missões, na companhia de um guia turístico local. Ao anoitecer o caminhante será surpreendido pelo Espetáculo de Som e Luz, oportunidade de conhecerem e se emocionarem com a História das Missões. O Jantar e o pernoite serão providenciais, pois o desafio para o dia seguinte é de 32 km, rumo ao Carajazinho.

            Décimo segundo dia – De São Miguel das Missões a Carajazinho. Trecho mais longo, 32 km, efetuado em duas etapas. Na parte da manhã, visitaremos um dos locais onde foram retiradas pedras para a construção da imponente redução de São Miguel, no salão da comunidade de Esquina Ezequiel, será servido o almoço. À parte da tarde seguimos até Carajazinho. No jantar será servido um gostoso churrasco feito pelo proprietário, autêntico gaúcho missioneiro, que também nos brinda com declamações gauchescas. O pernoite será em um albergue adaptado junto ao casarão antigo com mais de 120 anos no local funciona ainda antigo armazém de secos e molhados (bolicho de campanha).

            Décimo terceiro diaCarajazinho a Parque das Fontes. Trecho de 27 km, pela manhã rumamos para o Sítio Arqueológico de São João Batista (município de Entre-Ijuís), local da 1ª Fundação de ferro e aço do sul da América. Lá será servido o almoço num legítimo “bolicho gaúcho”.À tarde iremos até o Parque das Fontes, local do último pernoite. O Parque das Fontes conta com uma bela área verde, boa para o descanso depois de uma grande jornada, os caminhantes no verão poderão tomar banho de piscina e passear pelo parque. As duas cabanas foram construídas para abrigarem os caminhantes. À noite somos brindados com um show de um dos hospitaleiros, e revemos a história das Missões contada por um pesquisador e proprietário do Parque.

            Décimo quarto dia – Do Parque das Fontes a Santo Ângelo. Trecho de 15,0 km, último dia, próximo a Cidade de Entre-Ijuís, estrada de chão, com capões de mato, nascentes de água, passaremos próximo ao local onde foi fundado a redução de San´Angel Custódio em 1706, antes de ser transferida definitivamente, em 1707 para o local que é hoje, a cidade e nosso destino final. O rio Ijuí é a divisa dos dois municípios e a travessia é efetuada por balsa. A chegada em frente a Catedral Angelopolitana está prevista para as 11,30h, vencendo então os 327 km que separam São Borja de Santo Ângelo, finalizando o Caminho das Missões. Após a chegada, haverá uma recepção com a entrega dos certificados, almoço, confraternização e encerramento.

            Para uma melhor compreensão do caminho, anexamos um mapa na próxima página.

            Para informações sobre as programações das caminhadas e outros eventos, aconselhamos consultar o site: www.caminhodasmissoes.com.br

            No próximo capítulo abordaremos as principais cidades importantes ao longo do caminho.

            Aguardem.

         Traçado Do Caminho das Missões

    Traçado Do Caminho das Missões

 

Enviado por Walter Jorge
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003