Preparação do Peregrino a pé

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
28 - A VOLTA
Walter Jorge
O peregrino ao chegar de sua caminhada na Cidade de Santiago de Compostela, após reverenciar o Apostolo tocando com a mão direita na coluna, visitado o seu túmulo, bater três vezes com a cabeça na cabeça do Mestre Matheus e ouvir a missa das 12 horas dedicada aos peregrinos, tem duas alternativas: continuar a sua peregrinação até Finisterra ou voltar para o seu lar, a não ser que queira continuar efetuando um passeio turístico pela Espanha ou por outros países da Europa.

Desejando continuar a sua peregrinação a Finisterra, (fim da terra), cidade situada no ponto extremo do continente europeu, o Caminho encontra-se completamente demarcado, o peregrino que assim desejar, poderá efetuar a continuação da sua peregrinação, a pé, em 3 dias, seguindo o seguinte roteiro:

1º dia: de Santiago a Negreira 20 km;
2º dia: de Negreira a Oliveiroa 35 km;
3º dia: de Olveiroa a Finisterra 30 km.

querendo o peregrino poderá ir de Finisterra a Muxia, em um percurso de 22 quilômetros.

Em todos os pontos citados já existe albergue construido para tal finalidade, qualquer informação sobre o referido traçado, procurar a "Asociación Neria", que anualmente organiza uma peregrinação por esta rota.

Em Finisterra existe um albergue que a semelhança dos demais permite o pernoite do peregrino que tenha realizado o Caminho a pé ou de bicicleta, para aqueles que efetuaram o percurso de ônibus dependerá da situação da sua lotação. O trajeto poderá ser realizado de ônibus, saindo da rodoviária de Santiago nos seguintes horários:

Santiago - Finisterra Finisterra - Santiago
08:00 Diário 07:00 3a./4a./5a./Sab.
10:00 2a./6a. 11:00 2a./6a.
13:30 2a./6a. 13:45 2a./6a..
16:00 3a./4a./5a./Sab. 16:00 3a./4a./5a./Sab.
18:00 Domingos e Feriados 18:00 Domingos e Feriados
19:30 2a./6a.

A passagem é comprada na hora do embarque com o motorista. Outra sugestão é o aluguel de um carro (grupo de 5), ou alugarem um taxi (grupo de 4). Em Finisterra poderá carimbar a credencial na Prefeitura (procurar D.Begonha) e receber o diploma da "Finisterra", a semelhança da "Compostela".

A volta de Santiago para Madri, poderá ser efetuada de trem, ônibus ou de avião. No caso de viajar de trem para Madri, deve-se pegar o mesmo na estação de trem situada perto do centro da cidade. Existem três horários de partida, um às 9:52 horas (trem Talgo, o NR 00074) com chegada prevista para às 17:35 (somente aos sábados); às 13:47 horas (trem Talgo, o NR 00152) com chegada prevista para às 21:30 (menos aos sábados) e às 22:35 (trem Talgo - tremhotel, o NR 00852) com chegada prevista para às 7:30, a viagem tem uma duração de aproximadamente de 8:00 horas, o preço é de 36 euros na Classe Turística e de 46 euros na Classe Preferencial..

O peregrino que desejar efetuar uma viagem turística de volta, poderá pegar o trem para a cidade do Porto em Portugal, em seguida sua continuação para Lisboa e finalmente de trem para Madri. Para maiores esclarecimentos sugerimos consultar o site da Empresa de trens da Espanha www.renfe.es . Quanto a volta para Madri de ônibus, o mesmo deverá ser pego na rodoviária, situada no centro da cidade.

Recomendamos cuidado na volta do peregrino para as suas origens, o mesmo vem carregado de um fardo constituído de grandes emoções as quais devem ser analisadas e confrontadas com a dura realidade do nosso modo de vida altamente consumista. Sugerimos ao peregrino passar alguns dias em profunda meditação e voltar ao seu mundo real lentamente, assimilando o que aprendeu no Caminho e se possível, procurando empregar no seu dia a dia..

 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003