Preparação do Peregrino a pé

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
27 - ULTREYA E SUSEYA
Walter Jorge
Duas palavras muito utilizada no Caminho de Santiago, são ULTREYA e SUSEYA.

A primeira palavra ULTREYA, segundo alguns, "Ultreiya" é uma parte de canção francesa, que acabou sendo deformada e virando um símbolo para os peregrinos. No entanto a enciclopédia Espasa, informa: "Ultreja: Mus. Canto de Ultreja. Himno de remota antiguedad que entonaban los peregrinos al sepulcro del apostol Santiago. El texto de dicho himno, que se halla escrito en signos nerumaticos, dice asi:
Herru Sanctiagu
Grot Sanctiagu
Eultreja, esuseja
Deus, adjuva nos."

É uma palavra de origem latina que aparece pela primeira vez no "Códice Calixtino". Aimerico Picaud escreveu que a palavra "Ultreya", era pronunciada pelos peregrinos que chegavam a Catedral de Santiago como a mostrar o seu jubilo de ter chegado ao fim de sua peregrinação. Etmologicamente a palavra Ultreia (ou também eultreja), vem de Ultra-joia, que significa: "mas alla del jubilo" e não significa somente uma forma de verbalizar a alegria de ter chegado a Catedral de Santiago, mas algo como: "para frente" em busca da realização de um objetivo, de uma meta a qual tendo fé iremos alcançar, mesmo diante das dificuldades não deveremos desistir.

Devemos respeitar os nossos limites, de modo que a nossa capacidade se torne ilimitada, existe um ditado que diz: "devagar se vai ao longe".

Não obstante temos de ter a humildade suficiente para reconhecer que jamais iremos alcançar a perfeição, temos de seguir sempre para frente e sabermos que, por mais que aperfeiçoemos, sempre poderemos nos superar.

A segunda palavra SUSEYA - "para cima", tem o sentido da busca pela realização de um objetivo que todo o ser humano deve perseguir, a evolução espiritual, essa é a verdadeira, senão única realização humana que pode transcender a transmutação para a outra dimensão, após a morte.

A conjugação destas duas metas, alçadas, da condição de votos de sucesso no Caminho de Santiago, torna-se uma verdadeira mantra, realmente é vivenciando, cada vez mais forte, durante a jornada nos fazendo sentir que, à medida que avançamos no caminho, aproximando-nos cada vez mais de Santiago - " para frente", mais nos sentimos com o espirito elevado, próximo do templo divino, da mensagem a exemplo de Cristo e de seu Apóstolo mais aguerrido, Santiago, ou seja: "para cima".

 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003