Preparação do Peregrino a pé

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
5 - PASSAGEM
Walter Jorge
Um bom conselho é, com uma certa antecedência de pelo menos uns quatro meses, efetuar suas reservas, com isso você terá tempo de programar o dia da sua saída do Brasil, bem como acertar preços e modo de pagamentos. Aconselhamos também sair do Brasil com todos os trechos aéreos já providenciados. Você terá mais segurança sabendo que a sua volta estará garantida. Também é importante, deixar a data de sua volta em aberto (caso possível) ou estará sempre correndo contra o relógio.

Para quem pretende sair de Roncesvalles ou de Saint Jean de Pied-de-Port, considere este exemplo: Compre Brasil - Madrid, chegando no aeroporto de Barajas em Madrid, você poderá ir de avião, trem ou ônibus até Pamplona. Chegando em Pamplona você tem duas alternativas: Pegar um ônibus para Roncesvalles ou um taxi, para quem pretende partir de Saint Jean de Pie-de-Port, pode pegar um taxi direto. Se for de trem de Madrid à Saint Jean de Pied-de-Port faça a rota: Madrid - Irun / Hendaye - Bayonne - Saint Jean (vide capitulo "9 - Meio de Transporte até o início do Caminho").

Naturalmente, ignore tudo se tiver outros planos, como partir de outros lugares ou permanecer na Europa e fazer outras viagens depois da peregrinação. Neste caso aqui vai mais um conselho. Muita gente se sente estranha depois de andar 800 quilômetros a pé. Alguns preferem ficar sozinhos, na própria casa, digerindo a experiência. Outros, preferem fazer outras viagens. Depende de você, seria produtivo reservar um tempinho para a reflexão logo depois da sua peregrinação.

Na Espanha todos os vôos entre suas cidades, são efetuados pela Ibéria, ou seja: quem chegar em Madri através de um vôo de uma outra companhia, terá de efetuar sua conexão para Pamplona através da Ibéria, idêntica situação vale para a volta saindo de Santiago de Compostela.

Para aqueles que marcaram o dia de retorno nas suas passagens, cuidados devem ser observados, pois para mudança na data da mesma, implica no pagamento de um valor em torno de 87 euros, no meu caso apresentei minha "Credencial del Peregrino", bem como a "Compostela", a Ibéria tirou xerox das mesmas me liberando do referido pagamento. Presenciei nessa oportunidade uma peregrina que estava com a passagem adquirida pela "Lan Chile" de volta ao Brasil, não ter conseguido mudar a data do seu retorno, a mesma teve duas opções:

a) comprar uma nova passagem pela Ibéria de Santiago para S. Paulo;
b) comprar uma passagem de Santiago para Madri e lá, junto a "Lan Chile" tentar efetuar sua remarcação;
A mesma preferiu a opção a).

No caso de após sua chegada a Santiago de Compostela, resolver efetuar um turismo pelo interior da Espanha, a Ibéria, mediante a comprovação de você ter efetuado sua peregrinação: "Credencial del Peregrino" e a "Compostela", terá direito a um abatimento substancial nas passagens internas (domesticas), presenciei tal procedimento com dois peregrinos franceses que naquela oportunidade estavam comprando passagens para Barcelona, igualmente com procedera para comigo, a atendente tirou xerox dos dois documentos dos referidos peregrinos.

Através dos site www.caminhodesantiago.com e www.caminhodesantiago.org.br , você também poderá efetuar a sua reserva e comprar sua passagem por um custo acessível inferior ao normalmente cobrado.

Procure a Associação mais próxima de onde você mora, pois a mesma poderá lhe indicar o local onde você poderá adquirir sua passagem com abatimento, as mesmas geralmente conhecem operadoras que dão descontos aos peregrinos que são seus associados.

Vale aqui lembrar que as passagens podem ser adquiridas através de até 10 parcelas de pagamento o que vem reduzir bastante o desembolso inicial que teremos de efetuar.


 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003