Lendas e Curiosidades

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
OS ROLLOS
Uma curiosidade no Caminho de Santiago é sem duvida os “Rollos”, são monumentos em forma de coluna, cilíndrica, confeccionado em pedra existentes em algumas localidades. Em Castilla eram chamados de “Pilarium”, são chamados de “rollo jurisdicional”, simbolizava o poder jurisdicional que segundo alguns, era o local onde os presos eram amarrados, julgados e castigados, citamos tres:

Rollo em Redecilla Del Camino

Em Trinidad de Arre (Villava) existe uma coluna toscana, aproximadamente do séc. V, que representava o símbolo jurisdicional e da liberdade comunal de Villava. Acredita-se que pode ter sido utilizado como um lugar de execuções. Atualmente adorna uma das entradas da vila.

Em Redecilla del Camino, encontramos um outro discreto e elegante rollo jurisdicional.

Rollo em Boadilla del Camino

Em Boadilla del Camino encontramos no centro do povoado, no lado externo da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, junto a zona do abside, o mais belo rollo jurisdicinal em estilo gótico tardio do primeiro ano do séc. XV, segue um estilo hispano/flamenco, sua decoração são de motivos claramente de sabor jacobeo, contem ornamentos do último gótico com os platerescos. Encontra-se sobre uma base circular contendo cinco degraus em pedra. Em 1960 foi considerado “Bem de Interesse Cultural”, é um dos mais belos encontrados em todo o Caminho de Santiago.

Um fato interessante é que em alguns “rollos”, no seu topo, existir uma cruz, o que muitas vezes nos leva a classificar como cruzeiros, os quais existem mais de uma centena ao longo do Caminho de Santiago de Compostela.

 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003