Lendas e Curiosidades

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
PUENTE DE LA RABIA
Zubiri (em Vasco quer dizer “pueblo del puente”) é um pequeno pueblo situado a aproximadamente 22 quilômetros de Roncesvalles; o seu acesso é realizado através de uma ponte antiga, de estilo gótico, de dois arcos de meio ponto, situada sobre o rio Arga, chamada de “Puente de la Rabia”.

Em 1040, o rei Pedro de Aragón determinou que o referido pueblo passasse a pertencer a Igreja de Pamplona. Informa alguns historiadores da existência de um documento italiano que a chamava de “Puente del Paraíso”, por volta do ano de 1440. Ao final do século XV, um viajante alemão de nome Arnold von Harff, se refere a essa povoação quando chama de “Puente del Paraíso”.

Ponte de la Rabia sobre o rio Arga em Zubiri

A referida ponte não esta ligada diretamente com a peregrinação ao túmulo do Apóstolo Santiago, a sua curiosidade, segundo a tradição, diz respeito aos seus moradores e vizinhos, que levavam os seus animais para darem três voltas em torno do pilar central de sua arcada, com a finalidade dos mesmos livrarem-se da hidrofobia e as pessoas também o faziam para imunizarem-se contra as dentadas dos cães raivosos. Esse poder segundo a tradição, era motivado por acreditarem que as relíquias de Santa Quitéria estavam ali enterradas, passando bastante tempo até que as mesmas fossem descobertos.

Assegura também a história que se intentou levar os restos mortais da milagrosa Santa para a Catedral de Pamplona no lombo de uma mula, porém o animal se negou sempre a cruzar o “Portal de Francia”.



 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003