Lendas e Curiosidades

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
AS PIAS BATISMAIS
Uma outra curiosidade que o peregrino encontra ao longo do Caminho de Santiago de Compostela são as pias batismais, escolhemos quatro significativas para trazer para conhecimento dos nossos leitores.
Pia de Redecilla del Camino

A primeira encontramos em Redecilla del Camino, conhecida antigamente como “Redecilla de los Francos”, a mesma encontra-se situada na Igreja Paroquial de Nossa Senhora de la Calle, construída em estilo medieval no séc. XII, dessa época só se conserva a mesma como uma curiosidade, pois, a referida Igreja foi posteriormente reconstruída em estilo românico entre os séculos XVII e XVIII, no entanto, é uma das mais belas pia batismal, pois todas as demais obras, situam-se nos séculos XVII e XVIII, a mesma aparece catalogada como tal, em todos os manuais artísticos.

 

Pia de Villafranca de Montes de Oca

A referida pia representa uma cidade fortificada de clara influência mozárabe e bizantina, trata-se de uma grande taça de forma semi-esférica, assentada sobre um feixe de oito colunas, donde partem outras tantas torres, de quatro corpos, separados e adornados com quatro janelas cada uma. Entre tais espaços aparecem outras torres suspensas com um pequeno telhado triangular representando Jerusalém Celeste, assemelha-se à construção de uma cidade. Abraçando sua base podemos ver uma serpente.

Pia de Boadilla del Camino

A segunda pia batismal esta situada em Villafranca de Montes de Oca, na Igreja de Santiago, a qual foi construída durante o séc. XVIII, finalizando suas obras nos últimos anos do citado século. Nesse templo encontramos uma belíssima pia batismal completamente diferente das demais, foi construída utilizando-se de uma concha natural (vieira), trazida por um padre das Filipinas e colocada sobre um pedestal, é considerada a maior que o peregrino pode ver em todas as igrejas ao longo do Caminho Francês, seu peso é de aproximadamente 63 quilos.

Em Boadilla del Camino, vamos encontrar a nossa terceira pia batismal, precisamente na igreja Paroquial de Nuestra Señora de la Asunción, construída no séc. XVI, nela encontramos uma magnífica pia batismal em estilo românico de transição ao gótico do séc. XIV, encontra-se assentada sobre um feixe de colunas, apresentando uma decoração contendo figuras geométricas ao seu redor, superpostas uma a outra, contendo na sua borda superior, círculos representativos que acreditamos serem de origem templário.

Pia de Viloria de Rioja

Em se falando em pias batismais, não poderíamos deixar de aqui nos reportarmos à nossa quarta pia, a existente na Igreja Paroquial de la Asunción de Nustra Señora, em Viloria de Rioja, local onde nasceu em 1019, Santo Domingo de la Calzada, Santo protetor dos peregrinos e construtor de pontes e hospitais dedicados aos mesmos. Nela encontramos segundo a tradição, uma pia batismal, em estilo românico e segundo se informa, foi local onde o Santo foi batizado. Uma inscrição alusiva à data e a sua biografia recordam o feito, a Igreja encontra-se localizada em frente ao local onde existe os restos de sua casa natal.

OBS: A foto da pia batismal de Villafranca de Montes de Oca, foi gentilmente cedida por Ana Lúcia de Paula.

 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003