Lendas e Curiosidades

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
LAS MÉDULAS
Perto da cidade de Ponferrada, existe um local conhecido como “Las Médulas”, fica um pouco fora do Caminho de Santiago, no entanto vale a pena o peregrino desviar-se de sua rota para conhecê-lo, a primeira vista parece um impressionante esqueleto de uma montanha que teve uma erosão natural como a do Grand Canyon.

Trata-se de uma antiga mina de ouro descoberta e explorada pelos romanos nos séculos I e II. Para extrair todo aquele aluvião aurífero, eles solaparam estas encostas com denodo e argúcia, utilizando muita água, cavaram dezenas de galerias e poços aonde em seguida eram lançada a água que chegava àquela localidade através dos canais construídos desde o rio Cabrera, após o desmantelamento da montanha, procedia-se a lavagem da terra, bateando-a para a obtenção do ouro.

Las Médulas

Utilizando tal procedimento, quando o ouro acabou, o que restou mais parece uma paisagem lunar, bonita para determinados gostos, mas artificial.

Para chegarmos a “Las Médulas”, podemos sair de Ponferrada pela carretera N - VI, no sentido de la Coruña e virar a esquerda pegando a carretera N - 536, logo depois da Nave de Inspeción e em seguida rumar para Carracedelo.

Por decisão do Comitê Internacional da Unesco, tomada no dia quatro de dezembro de 1997, em Nápoles, acordou-se incluir “Las Médulas” na lista de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003