Preparação do Peregrino a pé

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
7 - MAPAS E GUIAS
Walter Jorge
Os guias editados são fundamentais e indispensáveis. Apesar de todo o Caminho estar sinalizado por monumentos e setas amarelas pintadas em árvores, muros e pedras, sem um confiável guia de peregrino, certamente você terá grandes chances de se perder. Utilize um guia para caminhar com segurança.

O guia espanhol "Guia Prática del Peregrino - El Camino de Santiago", de Millán Bravo Lozano, publicado pela Editorial Everest S.A., (620 gramas) é um guia muito bem elaborado, com resumo detalhado de cada etapa do Caminho, mapas com distâncias confiáveis e um trabalho histórico e fotográfico muito bem feito. Além disso, mostra também os diferentes serviços existentes ao longo da rota, como albergues, bancos, bares, restaurantes, camping, etc.. Embora ainda não exista em língua portuguesa, sua consulta é simples e seu entendimento se tornará cada vez mais fácil na medida em que, durante o Caminho, você for se habituando com ele. A única consideração que não poderíamos deixar de fazer é quanto a seu formato incômodo, devido ao tamanho e peso um pouco exagerado para o peregrino que tem como meta essencial carregar o menor peso possível. Já em sua edição de 1998, ele traz em anexo uma bolsa em plástico, com um suporte para pendurar no pescoço, contendo os mapas do caminho, e no seu verso, a descrição do mesmo o que vem a possibilitar o peregrino não ter necessidade de levá-lo em sua caminhada (180 gramas).

Outro guia muito utilizado pelos peregrinos, não apenas pela indiscutível qualidade e precisão, mas pelo formato mais cômodo de ser carregado e o peso menor é o intitulado "El Camino de Santiago a pie", editado pela El País, S. A, y Aguilar. (450 gramas). Trata-se de um guia muito bem elaborado que explica às diferentes etapas do caminho francês, partindo de Navarra e do Aragonês. Possui uma estrutura cômoda e útil. Há também um resumo detalhado de cada etapa, utilizando gráficos, fotografias, mapas, etc..

Um outro guia lançado no mercado em 1998, é o "Aeroguia del Caminho de Santiago - La ruta jacobea vista desde el cielo", da Editora "Geo Planeta",(700 gramas). Pela primeira vez o peregrino tem a sua disposição todo o Caminho de Santiago fotografado do ar, com as informações práticas necessárias. Cada trecho de 4 km esta ilustrado mediante uma fotografia aérea indicando a rede viária, paradores, refúgios, hospedarias e outros pontos de interesse. Possui também um completo texto informando da sua paisagem, arquitetura, artes e os monumentos. O único problema que não poderíamos deixar de falar, é o seu peso, no entanto é um guia bastante útil para se efetuar um estudo mais aprimorado da rota a ser traçada, podendo inclusive ser levado se o peregrino achar que a diferença de peso pode ser compensada pelas suas informações.

Atualmente aqui no Brasil já dispomos de dois excelentes guias, o primeiro chamado "Santiago de Compostela - Manuel do Peregrino" da Editora Artes e Ofícios, é de autoria do gaúcho e jornalista Lairton Galaschi Ripoll, é leve e tem um formato prático (11x21), o mesmo divide o trajeto em 29 etapas e contem todas as informações necessárias de que o peregrino necessita. O segundo guia brasileiro é o de autoria de Anna Sharp e Vera Scarpa, chamado de "Guia da Peregrinação Sagrada - O Caminho de Santiago de Compostela", também é um guia leve e de dimensões prática.

Com o guia, torna-se possível saber precisamente por onde passa o Caminho, as distâncias a serem percorridas e o nome de todas as cidades e monumentos importantes. Consulte-os e eleja o que mais lhe agradar para levar consigo na viagem, mas eleja apenas um, pois este com certeza bastará e não representará um peso excessivo dentro da mochila.

No capitulo "29 - Etapas do Caminho", relacionamos as etapas sugeridas pelos dois primeiros guias acima relacionados e no capitulo "30 - Trajeto", colocamos a relação de todos os pueblos, cidades e pontos importantes do Caminho, bem como informações outras do interesse do peregrino.

Muitos peregrinos com a finalidade de reduzir o peso, tiram xerox no formato reduzido das partes mais importante do guia e, a proporção que se deslocam no caminho, jogam fora as folhas já utilizadas.

Quanto a utilização de um mapa é bom mais não é imprescindível, no documento intitulado "Credencial del Peregrino", no seu verso existe um pequeno mapa bastante útil para pequenas consultas.
 

 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003