Preparação do Peregrino a pé

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
ESCLARECIMENTOS
Walter Jorge

As informações que apresentamos, visam dotar aqueles que desejam efetuar a peregrinação à Santiago de Compostela, dos dados básicos necessários a uma perfeita compreensão das suas necessidades.

As mesmas não são originais, foram coletadas mediante uma pesquisa intensa nos Sites existentes que falam sobre o Caminho, nos livros já editados, em conversa com os peregrinos que realizaram o caminho em seus diversos patamares de idade e em diversas épocas do ano, em informações de podólogos, médicos, fisioterapeutas, guias de excursões ecológicas, excursionistas e pessoas outras.

Tais informações são dinâmicas, por isso estarão sujeitas a posteriores revisões em função de novos dados sobre o Caminho, evolução da tecnologia não só dos equipamentos como da maneira de caminhar, melhor utilização no aproveitamento do corpo humano com menor desgaste de energia e informações outras.

No índice existente, procurarmos colocar em determinada ordem, todos os assuntos que julgamos importante para conhecimento dos que pretendem efetuar a peregrinação a Santiago de Compostela.

Vejamos o significado da palavra "PEREGRINO" no dicionário "Novo Aurélio - Século XXI":

PEREGRINO. (Do lat. Peregrinu.) Adj. 1. Que peregrina. 2. Estranho, estrangeiro. 3. De bondade ou beleza rara. 4. Excelente, raro, extraordinário, excepcional; "Conta-se que era D. Francisco (D. Francisco Manoel de Melo) amoroso da Condessa de Vila Nova, mulher de peregrina formosura" (Afrânio Peixoto, Poeira da Estrada, p.200); "como um cheiro do céu, na muda noite / Errava da ipoméia da montanha / A peregrina essência delicada." (Alberto de Oliveira, Poesias, 3ª série, p. 77). S.m. 5. Aquele que peregrina, que faz peregrinação (2) romeiro, peregrinante, peregrinador. (Var., ant., nesta acepç.: peregrim.)

PEREGRINAR. (Do lat. Peregrinare) V. int. 1. Viajar ou andar por terras distantes; correr por diferentes partes. 2. Ir em romaria por lugares santos ou de devoção. T. c. 3. Ir em romaria: Peregrinou durante anos pela terra Santa; Já peregrinou a Lourdes. T. d.4. Andar em peregrinação por. 5. Percorrer, viajando.

PEREGRINAÇÃO. (Do lat. Peregrinatione.) S.f. 1. Ato de peregrinar. 2. Viagem a lugares santos ou de devoção; romaria.

A expressão "peregrino", tem um sentido muito amplo, como a de "estrangeiro", significado esse que aparece na maioria dos dicionários. Com a peregrinação a Santiago, ela tomou um sentido mais preciso. Assim Dante em "Vita Nuovo, 40": informa "peregrino" por antonomásia é o que vai a Santiago. São "palmeros" os que vão a Terra Santa e "romeiros" os que vão a Roma; "por peregrino en sentido estricto, no se entiende sino el que va hacia la casa e Santiago o vueve de ella". Na Divina Comédia, no Paraíso, assinala o Apóstolo Santiago, dizendo... "ecco il varone per cui laggiù si visita Galiza" (Divina Comédia 25,15). Ser peregrino é dirigir-se a Tumba de Santiago de Compostela e fazer com o sentido de "pietatis causa", é dizer: com um sentido cristão, ou ao menos, com alguma intenção religiosa.

Podemos dizer sem medo de errar, que a pátria das peregrinações é a Índia, seus fiéis buscam, de modo especial, o rio Ganges, rio sagrado dos hindus e a santa cidade de Benares, sede do Bramanismo.

Maomé legislou que todo bom maometano, pelo menos uma vez na vida, deve fazer uma peregrinação à sagrada cidade de Meca e aquele que a empreende se torna merecedor de especial distinção.

Também o judaísmo, na sua fase de apogeu, incentivava peregrinações periódicas ao Templo de Jerusalém.

Moisés foi um dos primeiros peregrinos que se tem notícias, grande chefe e legislador do povo israelita, fundador da religião de Javé como aliança entre DEUS e Israel, e dessa maneira, o fundador propriamente dito da nacionalidade hebraica. Moisés recebeu do Senhor o mandato de libertar do jugo egípcio o povo israelita que se encontrava na região de Geson, o que realizou com o auxilio divino. Vagou durante cerca de 40 anos pelo deserto, em busca da terra prometida. A mais longa peregrinação que se tem notícias. Conquistou finalmente a região a leste do rio Jordão; Moisés porém não chegou a entrar em Canaã, termo final da longa peregrinação, morreu sobre o monte Nebo, com 120 anos de idade.

Agradecemos a todos aqueles que direta ou indiretamente deram as suas contribuições na confecção das informações citadas no trabalho.


Walter Jorge de O. Almeida
wjorge.rlk@terra.com.br



 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003