Preparação do Peregrino a pé

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
3 - DOCUMENTAÇÃO
Walter Jorge
O documento mais importante é o "Passaporte", se você o possui, é aconselhável verificar se o prazo do mesmo se expirou ou não e se você não possui, você deve providenciar os documentos relacionados na lista abaixo e dirigir-se a Policia Federal:

- Carteira de identidade;
- CPF;
- Título de eleitor, com os dois últimos comprovantes que votou;
- Certificado de reservista para pessoas do sexo masculino com a idade compreendida entre 18 a 45 anos;
- 2 fotos 5x7 (fundo branco) com data recente;
- Levar o passaporte antigo válido ou não, sob pena de pagar uma taxa extra;
OBS: Todos os documentos originais.
- Preencher o formulário amarelo de solicitação de passaporte (pode ser encontrado nas livrarias);
- Gar/funapol devidamente preenchido:
No campo 3 - Código da receita - 001-9;
No campo 4 - Código da unidade - 021-3;
No campo 5 - Valor 84,31 Ufir´s.
OBS: O Gar/funapol só deverá ser pago no Banco do Brasil.

Se você for de menor idade:
- Certidão de nascimento;
- Presença dos pais ou autorização judicial;
- 2 fotos 5x7 (fundo branco) datada;
- Preencher o formulário amarelo de solicitação do passaporte;
- Preencher o Gar/funapol conforme acima e efetuar o seu pagamento no Banco do Brasil.

No Rio de Janeiro o passaporte poderá ser retirado das 10 às 17:00 horas no Shoping do Rio Sul, no Shoping Via Parque na Barra da Tijuca, ou na Av. Venezuela no. 2 - Praça Mauá. Informações pelo tel.: 0.xx.21.3291.2142.

Em Porto Alegre - RS, o mesmo poderá ser retirado na Polícia Federal situada na Av. Paraná 992, esquina com a Av. França, Bairro São Geraldo, no horário das 9:00 às 17:00 de segunda a sexta feira. Informações pelo tel: 0.xx.51.3358.9090 ou 0.xx.51.3358.9000.
Os documentos necessários são os mesmo supra descrito.
Atenção: para os códigos da guia Gar/Funapol no RS.
No campo 3 - Código da receita - 001-9;
No campo 4 - Código da unidade de arrecadação - 023-0.
No campo 5 - Valor em real R$89,71 (atualizado em 28/03/2003)

Peregrinos de outros estados deverão verificar os locais de fornecimento dos passaportes na Polícia Federal local.

Quanto ao visto não se preocupe. Brasileiros não precisam de visto na comunidade européia. De qualquer forma, a "Credencial del Peregrino" torna qualquer indivíduo muito bem aceito na Espanha.

Se você é estudante, será interessante conseguir uma "Carteira Internacional de Estudante", o que pode ser feito através de uma agência de turismo especializada em intercâmbios estudantis.

"Seguro Internacional de Saúde" - Por uma quantia pequena, você recebe um cartão que lhe dará direito a um completo atendimento médico em qualquer país do mundo. Você consegue isso nas agências de turismo.

"Convênio com o INSS" - O INSS possui um Convênio com a Espanha, para isso basta procurar a agencia situada na rua do México no Rio de Janeiro, ou em outras agencias nos Estados.
Aproveitamos para informar que o serviço de atendimento médico nas cidades ao longo do Caminho, prestam aos peregrinos um atendimento de primeira qualidade sem nenhuma cobrança. O peregrino está sempre protegido; no caso de alguma duvida, o mesmo deve consultar o seu Hospedeiro que ele estará pronto para solucionar o seu problema.

"Carteira Internacional de Albergues da Juventude" - Os albergues da juventude estão por toda a parte, até mesmo na Espanha, se você possuir a carteira poderá conseguir uma relação de albergues na Espanha. Os albergues são relativamente baratos e alguns oferecem bar, salão de danças e outras coisas. Maiores informações você poderá conseguir na Federação Brasileira dos Albergues da Juventude, situada na Rua da Assembléia, no. 10 - sala 1211 - CEP 20011 - Centro - RJ, ou na:
Associação Pta. De Albergues da Juventude, situada na Rua Jandaia, 154 - s/l - Bela Vista, São Paulo - SP - CEP 01320-040. Tel.: 0.xx.11.605.3077. Fax.: 0.xx.11.604.2011.

Se você pretende alugar um carro para visitar outros locais após a sua chegada a Santiago de Compostela, como por exemplo ir até Finisterra, não esquecer de levar a sua "Carteira de Motorista" devidamente atualizada.

 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003