Rotas Brasileiras

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
Diário do Caminho das Missões
Carlos Alberto Alves Marques

Percurso: SÃO NICOLAU a SANTO ÂNGELO
Distância: 180 Km
Duração: 22 a 29 de maio de 2004

Preparação:

Depois que fiz o Caminho de Santiago, em 2001, há muito pretendia fazer o Caminho das Missões. É o roteiro de peregrinação cada vez mais afirmado no coração do Rio Grande do Sul, em geografia para muitos tida como o verdadeiro berço da brasilidade gaúcha, por obra de Borges do Canto e seus guerrilheiros, incorporando os territórios missioneiros em definitivo como espaço luso-brasileiro, em 1801, por impulso de nascente consciência nacional em formação no Brasil colônia.

A oportunidade surgiu dentro de casa. O filho Bruno termina a faculdade de Ciências Sociais, na UFRGS, e seu trabalho de conclusão é em antropologia, focado no turismo religioso. O trabalho de campo teria que ser realizado agora. As providências foram logo encaminhadas por ele, contato com a agência, informações práticas, como datas, aspecto financeiro e outras, em complementação ao que está no site. Aliás, nos dias de preparação lemos no site do Caminho das Missões o interessante diário da peregrina Clinete Lacativa, o que reforçou a motivação de caminhar na rota missioneira.

Houve, ainda, contato prévio do Bruno com a antropóloga Sandra de Sá Carneiro, pesquisadora da UERJ, por sugestão do professor Carlos Alberto Steil, da UFRGS, interessada em fazer o Caminho das Missões para a pesquisa que desenvolve sobre roteiros peregrinos no Brasil.

Assim, apanhamos a Sandra no Aeroporto Salgado Filho, às 7h, e a levamos para descansar em casa. Ao invés de descansar, teve que providenciar alguns contatos com o Rio de Janeiro, pela Internet, para acertar assuntos profissionais seus na Universidade.

No mesmo dia, sexta-feira, 21 de maio, saímos de Porto Alegre para Santo Ângelo no ônibus da Ouro e Prata das 23h. A Gládis e a Julinha nos levaram à Rodoviária.

Na Rodoviária, como esperado, encontramos a Lori Himhof, funcionária da Procergs, que também faria o caminho. Havia feito contato anterior conosco por correio eletrônico para combinar repartir despesa com gasolina no deslocamento a Santo Ângelo. O Bruno e eu havíamos combinado ir de ônibus, para melhor descansar. Acabou aderindo à idéia.

Diário
Sábado, 22 de maio de 2004 Santo Ângelo - Chegada - Deslocamento a São Nicolau
Domingo, 23 de maio de 2004 São Nicolau a Rincão dos Teixeira – 31 Km
Segunda-feira, 24 de maio de 2004 Rincão dos Teixeira a São Luiz Gonzaga – 19 Km
Terça-feira, 25 de maio de 2004 São Luiz Gonzaga a São Lourenço – 29 Km
Quarta-feira, 26 de maio de 2004 São Lourenço a São Miguel – 24 Km
Quinta-feira, 27 de maio de 2004 São Miguel a Carajazinho– 34 Km
Sexta-feira, 28 de maio de 2004 Carajazinho a Entre-Ijuis – 27 Km
Sábado, 29 de maio de 2004 Entre-Ijuis (Parque das Fontes) a Santo Ângelo – 16 Km



Não deixe de ver o seu Álbum do Caminho das Missões

Enviado por Carlos Alberto Alves Marques
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright © Todos os direitos reservados