Rotas Brasileiras

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
"CAMINHO DAS MISSÕES JESUÍTICO-GUARANI" RELEASE - HISTÓRICO / CAMINHADAS EXPERIMENTAIS
Maria de Lourdes


O projeto "Caminho das Missões Jesuítico-guarani" é a realização de um roteiro místico/cultural de peregrinação que percorre os mesmos trajetos que ligavam os antigos povoados missioneiros e que compunham o conjunto - urbano e rural - das Missões Jesuiticas, situadas hoje, em parte do território brasileiro, argentino e paraguaio.

A etapa inicial do presente projeto abrange a região dos 7 Povos das Missões Orientais, localizada no noroeste do Rio Grande do Sul. A concepção original do Caminho, como parte integrante do produto turístico das Missões, surgiu da própria potencialidade místico/religiosa, histórica e ecológica do espaço em questão. Da fusão de idéias e conhecimentos específicos provenientes de pessoas ligadas aos setores de turismo, marketing, história e holística, surgiu a intenção da "redescoberta" e planejamento do Caminho como um roteiro alternativo a ser disponibilizado aos interessados.

Das antigas trilhas guaranis, passando pelos caminhos missioneiros e depois as velhas estradas dos tropeiros é que se orientou e traçou o caminho que ora se apresenta como uma jornada, seja de peregrinação mística, tradição, lazer, pesquisa ou esporte. O percurso indicado, segue naturalmente a mesma orientação dos antigos caminhos, hoje relativamente modificadas pela ação do homem e suas necessidades de exploração do espaço, segue também, pontos de interesse que servem como referenciais históricos e místicos para o caminhante.

A partir da etapa preliminar, de estudos e pesquisas sobre o tema, a equipe de criação e desenvolvimento deu início a um cronograma de ação e a realização das várias etapas que incluíram: viagens para reconhecimento e delimitação do trajeto; delimitação dos locais de paragens, pontos de apoio; contatos com moradores do percurso que foram inseridos na execução do projeto; levantamento histórico, cartográfico e ambiental da região; caminhadas em todos os trechos; levantamento das dificuldades e necessidades; contatos com instituições envolvidas; criação da marca oficial do Caminho; simbologia; cartão do caminhante; planejamento de sinalização e criação da "Associação Amigos do Caminho das Missões" entre outras ações.

No dia 16 de agosto de 2001 foi apresentado para imprensa e convidados o projeto e o planejamento para o seu lançamento à nível mundial, no início do ano de 2002. No dia 17 de agosto foi realizada a 1ª Caminhada Experimental com um grupo de 13 convidados que percorreram uma parte do trajeto (São Miguel, São João Batista e Santo Ângelo) chegando em Santo Ângelo no dia 19-08 às 13 h.

No dia 21 de setembro de 2001 aconteceu a 2ª Caminhada Experimental que percorreu o mesmo trajeto da primeira, para consolidar os serviços e infra estrutura já instalados no Caminho. O grupo foi formado por 8 peregrinos, a maioria com experiências de caminhadas em Santiago de Compostela, (800 km) na Espanha. A chegada está prevista para o dia 23 às 11h30m em frente a Catedral Angelopolitana.

JA'A NONDÉ - expressão é mais do que um cumprimento, é um incentivo ao próximo, ao grupo, já que uma das características do Caminho das Missões é caminhada em grupo. Em português é mais ou menos: "sempre em frente".

Enviado por Maria de Lourdes
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright © Todos os direitos reservados