Rotas Brasileiras

Convide a um amigo a visitar este site
 
Caminhada da Purificação do Corpo e da Alma de Monsenhor Gil - Piauí
Francinaldo de Araújo Morais
Esta peregrinação já é tradicional realizada anualmente por mais de 60 anos por religiosos do Município de Monsenhor Gil-PI e Municípios circunvizinhos, sempre nos meses de julho.

Os segmentos que compõe esta romaria são de aproximadamente 100 (cem) peregrinos dentre estes homens, mulheres e crianças de diversas, matizes social e cultural deste o mais simples homens do campo a professores, trabalhadores autônomos, funcionários públicos, estudantes, domésticas, políticos, profissionais liberais como engenheiro, advogado e cerca de 60 (sessenta) animais para transportar bolsas e alimentos dos peregrinos.

Com este aparato os peregrinos percorrem seu destino a pé, chegando a caminhar aproximadamente 200 Km a partir de Monsenhor Gil rumo a Santa Cruz dos Milagres, repetindo a tradição de seus pais, tios e avós, numa demonstração inequívoca da cristalização de costumes cristãos antigos, que acreditam concretizar na jornada terrestre um paralelo à passagem do homem por este mundo rumo à eternidade, suportando todas as provocações caminho. Um momento único, sem igual no mundo de outros.

O dia é sempre claro, porque o sol brilha, a noite é fria e escura, mas a lua e as estrelas aparecem á noite para clarear as trilhas dos peregrinos. São como um exército em ordem de batalha, pois seguem seus caminhos passando por vários morros, córregos, riachos e os rios Berlenga, Sambito e São Nicolau.

A comida dos peregrinos é feita ao pôr do sol na lenha e dormem no meio do mato junto com os seus animais, nessa narrativa se junta uma tradição religiosa, que é uma idéia dos primeiros moradores de nossa cidade simbolizada pela União e a Purificação de todos, e, um sonho dos peregrinos que chegam a alcançar o seu objetivo de pagarem suas promessas no Santuário da Divina Santa Cruz.

O Município de Monsenhor Gil-PI com uma população de aproximadamente 12.000 mil habitantes tem a Caminhada da Purificação, como uma das suas maiores manifestações religiosas.

Roteiro da Peregrinação
DIA
HORÁRIO
 
DISCRIMINAÇÃO
1º Dia 19:00 Missa em ação de graça na Igreja de Menino Deus em Monsenhor Gil, para benção dos peregrinos/2005.
2º Dia 02:00 (Manhã) Saída dos peregrinos da praça da Igreja de Menino Deus em Monsenhor Gil, com destino a Santa Cruz dos Milagres.
11:30 Chegada dos Peregrinos no Santuário do Furtuoso na Comunidade Tranqueira Município de Passagem Franca-PI.
3º Dia 15:30 Chegada dos peregrinos a Casa dos Romeiros em Santa Cruz dos Milagres.
19:00 Visita dos peregrinos ao Santuário de Santa Cruz dos Milagres e a cidade.
4º Dia 10:00 Missa em ação de graças no Santuário de Santa Cruz dos Milagres, com a visita de outros romeiros de Monsenhor Gil, vindo de caminhão.
5º Dia 02:00 (Manhã) Retorno dos peregrinos de Santa Cruz dos Milagres à Monsenhor Gil.
6º Dia 10:00 Chegada dos romeiros a Monsenhor Gil, com recepção e celebração de uma Santa Missa de agradecimentos aos peregrinos, aos patrocinadores e todos aqueles que contribuíram com a realização do evento.

 


Enviado por Francinaldo de Araújo Morais
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright © Todos os direitos reservados