Relatos Peregrinos

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
Virgílio Ribeiro

Amor no Caminho de Santiago

Saint Jean há muito tempo ficara para trás. Caminhávamos exatamente há 7 horas.

Andréa optara que cainhássemos pela trilha da esquerda que era mais longa e difícil, pois passa pelos Pirineus em sua parte mais elevada. Existem duas trilhas que vão de S. Jean a Roncesvalles. Passamos por Untto, uma pequena cidade, sem parar e continuamos a caminhar admirando a paisagem. Os Pirineus, apesar do verão, ainda tinha seus picos com neve. À beira da estrada uma planta rasteira com pequenas flores azuis embelezava ainda mais o caminho.

Contornamos o Monte Zeizarateca e estávamos próximos da fronteira da Espanha.

Foi uma caminhada longa e cansativa, no lado esquerdo da montanha muito alta e arborizada que sombreava todo o caminho. Do lado direito um muro de cimento nos separava de um vale profundo. Caminhamos mais duas horas, quando terminou a subida e o muro de proteção. Paramos, tiramos a mochila e ficamos encostados na proteção. Estávamos sozinhos naquela imensidão.

O sol já desaparecera e as sombras cobriam as montanhas e os vales.

Meu braço repousava no ombro de Andréa e seus cabelos levados pelo vento acariciavam meu rosto numa singela carícia de amor. Nos voltamos um para o outro e fortemente abraçados senti o calor do seu rosto no meu rosto. Deitamos na relva fria, que logo se aqueceu com o calor do nosso corpo.

Foi um ato de amor tendo como testemunha a própria natureza e durante aquele ato alternamos inconscientes o direito de ver o azul do céu.

Extenuados, permanecemos deitados por algum tempo, eu olhando nos seus olhos imaginando onde nos levaria aquele amor. Ela jovem, em sua primeira experiência no amor e eu na terceira idade. Jamais esqueceria Andréa. Ela seria a força que me levaria a completar a peregrinação de Santiago de Compostela.

Ficamos por um instante de joelhos e eu comecei a rir, pois notara emaranhado em seus cabelos pequenas flores azuis.


Virgílio da Silva Ribeiro fêz o Caminho de Santiago com 80 anos de idade e hoje está com 83 anos plenos de saúde.
Ele próprio diz: "Ando a procura de patrocínio para realizar a peregrinação da cidade de Fátima, em Portugal, à Santiago de Compostela, na Espanha. Sou aposentado e não tenho condições financeiras para tal."


Os interessados podem entrar em contato.
Endereço: Rua Camarajés, 88, Aptº 133
CEP: 02416-060 - Jardim Paraiso - São Paulo
Tel: 6952-6113


Enviado por Virgílio Ribeiro
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright © Todos os direitos reservados
 


;