Relatos Peregrinos

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
Virgílio Ribeiro

O Caminho das Linhas Paralelas

Nós tínhamos parado em uma pequena praça para descansar, éramos eu, um senhor que junto com um menino se juntara a nós naquele dia, Federico e um jovem casal, Juan e Begônia com o casal e eu caminhara mais tempo.

Estávamos sentados descansando, quando se aproximou de nós um senhor que nos convidou para irmos com ele a uma cantina que ficava ali perto. Na cantina o quintal era grande e cheio de mesas, a moça da cantina nos serviu uma torta acompanhada de muito vinho, tudo de graça, é assim que o povo espanhol recebe o peregrino no Caminho de Santiago. Do lado oposto à cantina havia um restaurante muito bem montado.

Nós nos acomodamos nas mesas, nos livramos das mochilas e o parreiral que cobria todo o quintal nos impedia de ver o azul do céu.

A conversa girou sobre diversos assuntos, até que o homem que caminhava com o menino me perguntou o que me levou a fazer a peregrinação, pois disse-me ele, nem sempre conseguimos realizar o nosso intento. Eu respondi que ale de ser um caminhante eu era um sonhador e o sonho não tem limites, e dei-lhe um exemplo: se nós estivermos entre duas linhas paralelas e olharmos o horizonte, veremos o encontro das linhas, aquela junção nós jamais a encontraremos, mas vamos caminhando até alcançar o nosso objetivo. Haverá na vida sempre o desafio de encontrarmos a junção das linhas. Esse é o sonho e o sonho é o sentido da vida. Toda realidade começa com um sonho.

(obs: o homem que me fez a pergunta era um padre católico. Não sei qual o julgamento que ele fez da minha filosofia).



Virgílio da Silva Ribeiro fêz o Caminho de Santiago com 80 anos de idade e hoje está com 83 anos plenos de saúde.
Ele próprio diz: "Ando a procura de patrocínio para realizar a peregrinação da cidade de Fátima, em Portugal, à Santiago de Compostela, na Espanha. Sou aposentado e não tenho condições financeiras para tal."


Os interessados podem entrar em contato.
Endereço: Rua Camarajés, 88, Aptº 133
CEP: 02416-060 - Jardim Paraiso - São Paulo
Tel: 6952-6113


Enviado por Virgílio Ribeiro
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright © Todos os direitos reservados
 


;