Relatos Peregrinos

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
Sandra Azevedo

O Cebreiro 1 - 09/06/2005



Vista do Cebreiro

Havíamos pernoitado em VillaFRANCA DEL BIERZO no albergue de uma das figuras que fazem parte do Caminho: Jesus Jato.
Saimos cedo porque, neste dia, nos esperava um grande empreendimento: a subida ao CEBREIRO, situado a mais de 1.300m de altitude, considerada a prova de fogo para todo peregrino.


Passamos por Vega de Valcarse onde paramos para descansar um pouco e conhecer os tão famosos hospitaleiros brasileiros do "Albergue do Brasil", que nos receberam com muito carinho: Acácio e Orietta. Vejam a foto logo abaixo.
(OBS: hoje já não se encontram mais aí e sim, numa outra localidade,
também no Caminho).

Ao sairmos daí, logo começamos a subida do Rio Valcárcel que se inicia por um caminho de pedras grandes e se chega a Laguna de Castilla, último "pueblo" da província de León. Um kilômetro depois passamos por um marco indicando a divisória entre Castilla e Galícia, todo pixado pelos chamados "nacionalistas", que mutilaram quase todos os letreiros oficiais dirigidos aos peregrinos, transformando as palavras escritas em galego. Podemos ver no marco abaixo que escreveram "GALIZA", quando a palavra em galego é GALÍCIA, como está gravada na pedra.

A subida foi realmente muito dura, mas o dia estava maravilhoso apesar do forte calor. Porém, o esforço foi compensado com a magnífica vista que desfrutamos durante todo o percurso.




Para a mensagem não ficar ainda mais carregada, falarei da chegada ao místico lugar tão sonhado e esperado por mim: O CEBREIRO, num outro e-mail.
 

Enviado por Sandra Azevedo
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright © Todos os direitos reservados
 


;