Relatos Peregrinos

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
Mago Daniel

Diário de Peregrino 1

Finalmente conheci a Madame Debrill. Achei que ela não existia, mas existe mesmo. Uma senhora muito simpática. É engraçado, para mim foi tão interessante conhecer esta mulher tão famosa entre os peregrinos e no entanto para ela eu era só mais um peregrino que passou por ela. .

Daqui de Saint Jean o próximo passo é chegar a Roncesvalles, lá do lado espanhol. A fronteira é ali, a alguns metros daqui. Esse lugar eles chamam de Porta da Espanha, ou Porte d'Spagne ou Caminho de Napoleão. Dizem que foi por aqui que Napoleão entrou para invadir a Espanha, em 1807.

A visão do trajeto desanima. A subida dos Pirineus parece não ser facil e tenho certeza que de fato não é.

***

Daqui de cima não parece ter sido uma subida tão dificil. A palavra é cansativa, e não dificil. Mas para toda subida corresponde uma descida. Daqui posso ver Roncesvalles lá embaixo. Acho que vai dar tempo para chegar na Colegiatta a tempo para a Missa dos Peregrinos.

***

Consegui hospedagem na Colegiatta. Participei da primeira Missa dos Peregrinos, hoje às 6 da tarde. Que coisa emocionante! São vários padres, e rezam uma missa em latim, cada um recitando uma parte, como um jogral muitissimo bem sincronizado. Contei quantos estavam presentes. Haviam 26 pessoas, mas dessas umas 15 eram peregrinos, as outras pessoas são da cidade. Não tem como não se emocionar. No final eles leem os nomes e os países dos peregrinos presentes. Me disseram que lá em Santiago de Compostela tambem fazem assim. Leram o meu, hoje só tinha eu do Brasil, mas haviam dois argentinos e um chileno.

Naquele banco onde sentei, quantos peregrinos já não sentaram ali ao longo de séculos e séculos? Conversei com o padre Godoy, que me recebeu. Ele deve ser apenas um pouco mais velho que eu e me parece muito dedicado ao seu trabalho. Ele me disse que esse lugar não mudou nada nos ultimos 250 anos. Padre Godoy é um padre progressista, ele sabe o que acontece no mundo, acho que ele muitos jornais e revistas. Ele sabe bastante sobre o Brasil, e isso me deixa até orgulhoso.

São quase 10 da noite, já jantei, estou no balcão do pátio interno. Acho que agora vou dormir. Não que eu esteja com sono, mas é melhor economizar forças, pretendo sair as 6 da manhã para chegar ao próximo refúgio por volta da 4 da tarde.
 

Enviado por Mago Daniel. Visitem sua homepage em http://www.geocities.com/alkaest_2000
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright © Todos os direitos reservados
 


;