Relatos Peregrinos

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
Luciana Cardoso

Minha Visão do Caminho

Percorri o Caminho de Santiago no período de 1º /09 a 06/10/2001. O Caminho foi para mim uma celebração da vida em seus vários estágios.

No início há um entusiasmo que é puramente infantil frente às novidades. Não há medo ou amarras e nos lançamos ao desconhecido. Vamos dando nossos primeiros passos, encontrando as primeiras dificuldades, parando, recomeçando e sempre prosseguindo sem perder o entusiasmo.

Em seguida vamos adquirindo o conhecimento e caminhando com mais segurança e a confiança da juventude que nunca admite a derrota e muitas vezes, cheia de arrogância, ao ver "um velhinho" passando pensa: "Se ele consegue, também conseguirei". Evidentemente tal atrevimento, na maior parte das vezes, provoca resultados nada agradáveis em forma de bolhas, tendinites ou dores musculares.

Avançando e sempre aprendendo em cada etapa, com cada pessoa com quem encontramos, vamos adquirindo maturidade, estabelecendo nosso próprio rítmo, equilibrando nossos sonhos com aquilo que é realmente possível de ser obtido.

No decorrer da caminhada, com a experiência adquirida, vai-se estabelecendo uma rotina diária e já não há tanta novidade como no início, não há tanto desafio e os dias parecem ser iguais. Há momentos de monotonia que logo se vão pois o caminhante já foi atingido pela magia do campo da estrela e começa a perceber que nada é igual. Nenhum dia chega sem trazer consigo uma novidade, sem ensinar alguma coisa, sem nos tocar de alguma forma. Da mesma forma, cada pessoa com quem encontramos, cada novo amigo que fazemos é muito especial e está ali sempre acrescentando um pouco a nossa vida. Afinal o caminho está impregnado da essência divina. O caminho é pura vida e como tal é duríssimo, porém traz momentos e experiências gloriosos que nos enriquecem sempre, devendo, portanto, ser comemorados e bendito a cada instante.

Assim, o peregrino caminha seus últimos quilômetros com o coração regozijando de alegria em direção a Santiago para louvar e agradecer por todas as bençãos recebidas ao longo de quase 800 Km de muita, muita luz.

Enviado por Luciana Cardoso
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright © Todos os direitos reservados
 


;