Relatos Peregrinos

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
Fernando Mancini

Pela Via de la Plata

Creio que a parte mais agradável da peregrinação, de forma geral, foi a Galicia. Uma das exceções que parecem dignas de nota foi a estada em Fuenterroble de Salvatierra recebendo as vibrações do albergue, de Dom Blas e do pessoal de lá. Que idealismo !

A "entrada" da Galicia é montanhosa. Cheguei a uma altitude de 1.333 m. A altitude foi diminuindo até Santiago de Compostela que deve estar a mais ou menos 300 m.

O clima da Galicia: sol ameno, brisa fresca. Tive alguns dias de céu nublado ao chegar a Santiago de Compostela e, durante a peregrinação toda, apenas dois dias de chuva. Não durou o dia inteiro em nenhum dos dois casos.

Outro episódio digno de nota foi em Faramontanos de Tabara: pleno domingo, cheguei ao primeiro bar que encontrei. A primeira reação da freguesia foi se retirar. Os donos do bar viveram a situação com estoicismo e bom humor. Conversaram amavelmente, atenderam meus pedidos - inclusive o de partilhar o polen do próprio dono do bar. Então, aí, pode-se ver alguma diversidade de atitude em relação ao peregrino: os que acham que os peregrinos podem ser nivelados aos miseráveis sem teto e "sem eira nem beira" de lá e os que valorizam os objetivos de uma peregrinação e se dispõem a conhecer melhor o peregrino.

Eu pedi uma refeição e a dona do bar se desdobrou inclusive providenciando a compra de algumas coisas em outros lugares para atender um pedido inesperado. Se essa rota fosse mais frequentada, poder-se-ia dizer que houve interesse em manter a imagem. Essa rota, porém, parece pouco frequentada, pelo que observei. Tão pouco frequentada que cheguei a dormir sozinho em albergue de 40 pessoas. Deve haver mais movimento nos fins de semana porque esse albergue estava sendo reformado. Nesse caso, a "peregrinação" é com "coche" de apoio ...
 

Enviado por Fernando Mancini
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright © Todos os direitos reservados
 


;