Artigos Peregrinos

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
Tênis
Carmen Lemos
Escolhi caminhar de tênis por ser mais confortável, para mim. Sobre o tênis nike air ACG, cano alto

1 -Vantagens:

a) Conforto: leve, muito confortável - nota 10

b) Estabilidade: boa  estabilidade para o tornozelo (eu torço com muita facilidade e lá não tive problema nenhum); nota 10

c) Impermeabilização: impermeável para chuvas de verão (peguei 4 dias de chuva constante, mas não era temporal, tb não andei em poça para saber até aonde era impermeável); nota 8 (creio que não resistiria à 30 dias de chuvas e temporais fortes com enxurrada.

d) Maciez: flexível, macio, por tanto, não machuca, fiz 2 a 3 bolhinhas quando machuquei o joelho e mancava muito. - nota 10

e) Adesividade do solado: A aderência ao solo é boa, não escorrega, nem em pisos irregulares e com pedregulhos, nem mesmo em piso molhado.

2. Desvantagens

a) Rigidez do Solado: menos duro  que o das botas, dizem que pode cansar mais. Para mim, essa maior flexibilidade do solado é uma vantagem. Gosto de sentir meus passos ligados ao solo. Andar com solado duro impede os movimentos completos dos meus pés e cansa mais minhas pernas. Ao contrário a flexibilidade do tênis me permitiu uma maior harmonia do sistema músculo-esquelético. nota 8 (explico, quando a americana falou da borracha, passei a sentir todas as irregularidades do solo, isso durou pouco tempo, não sei se foi impressão ou verdade)

b) Resistência ao impacto: A maior desvantagem desse tipo de calçado, na minha opinião, é a resistência ao impacto com o decorrer do tempo. Parece que a sola vai diminuindo de espessura. Lá, no Caminho, uma americana me contou que as solas dos tênis da nike são feitas de borracha reciclada e que por isso, diminuem sua durabilidade. Ela foi tão terrorista comigo que cheguei a pensar que chegaria descalça à Santiago. Até sentia a "fineza" do solado. nota 7

c) Isolamento do solo: Outro inconveniente, é que quando se anda no asfalto quente, principalmente para quem caminha no verão, ele irradia mais calor, é menos isolante.
 
Apesar disso tudo, meu tênis é meu melhor companheiro de caminhadas até hoje. Adoro meu tênis e não troco por nada neste mundo.
Enviado por Carmen Lemos
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003