Artigos Peregrinos

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
Caminho de Lourdes
Filardi
O trem que eu peguei de Madrid a Lourdes foi no horário das 22:30 ou 23 horas

Há outro horario de partida as 12 ou 13 horas.

Creio que o melhor horário é ir as 23 horas pois vcs podem dormir a noite inteira e ajustar-se ao fuso, chegar em Lourdes durante o dia e não durante a noite

Eu desembarquei em Madrid as 7 horas da manhã fui até a estação de Chamartin de metro e comprei meu bilhete para a noite.

Deixei minhas mochilas nos armarios da própria estação ferroviaria e fui comprar minha capa de chuva e ser roubado no centro de Madrid.

Eu sugiro que vcs façam o mesmo (menos ser furtados, é claro, eheheh) Conheçam a igreja de Sao Luis, lá eu coloquei meu primeiro carimbo espanhol.

Voces embarcaraão em Chamartin as 23 h pagando cerca de 9.000 a 11.000 ptas (escolham ir cabine) comprem ou façam  um lanche para a longa jornada, embora haja o que comer no proprio trem.

Voces irão ter uma mudança de trem em Bayonne para passar pela vistoria francesa, não há problema, deixem a credencial de peregrino a mão, de Bayonne irao seguir de trem até Lourdes.  

Deverao chegar a Lourdes na hora do almoço por isso mesmo as casas bancárias estarao fechadas assim sugiro que comprem ainda no Brasil (no aeroporto por ex.) pesetas e francos para as despesas iniciais.

Há várias pousadas e hoteis. Como eu tinha alguns votos pessoais, pedi ajuda na basilica e fui dormir na Citte San Pierre (20 minutos andando, há onibus e taxis a disposição tambem), é um lugar lindo e parece um hotel 4 estrelas (ou 5 conchas)

A citte San Pierre é mantida pela Caritas Francesa e todos os peregrinos que lá permanecem tem de pagar 150 francos/dia.

Lá vcs tem um quarto exclusivo com banho, café da manhã, almoço e jantar. Há peregrinos de todas as partes do mundo.

Não encontrei albergues na rota de Lourdes a San Jean, eu fiquei em casas paroquiais, dentro de um trailler em um camping, em um retiro de padres e em um hotelzinho e oitava categoria em Oloron por causa da forte chuva, frio e vento e por ter chegado em olorom as 23 horas.

Se eu pudesse eu aconselharia a todos irem ate Lourdes e, se for o caso, a seguirem a pé de lá mesmo, são no máximo 5 dias e vale cada minuto. Em Oloron vcs podem escolher em ir por San Jean ou ir até Somport e fazer o caminho aragones. Muito mais dificil, um pouco mais longo mas....

Eu só mudei a rota original (eu ia pelo aragones) por causa da forte chuva, falta de recursos e tambem pela falta de preparo fisico. Afinal eu tive 25 dias entre minha decisão de fazer o caminho e estar no Caminho, Comprei minhas botas 5 dias antes de embarcar, em Madrid havia perdido meu bilhete aereo, meu cartao de credito e parte do dinheiro, restaram apenas  48.000 pesetas cerca de 300 dolares enfim fiz tudo o que seria desaconselhavel.

 Não será o caso de voces que estao preparados, unidos e com recursos, por isso, e pelo muito que me propiciou esse trajeto eu creio que vale uma analisada sobre o percurso saindo de Lourdes.

A introspecção e a extensão de mais 6 dias de jornada nessa rota inicial sera compensada e balanceada pela beleza da região e pela inspiração que o isolamento poderá lhes propiciar.

Quando chegarem a puente la reina ou a San jean vcs já terão vivido seu momento exclusivo e caminharão ao lado de outros peregrinos se desejarem, porem os seus momentos exclusivos e tudo o que vivenciarem caminhando de Lourdes a San Jean ou Somport, esses momentos serão só seus e portanto inesqueciveis.

Minha sugestão para o 1o. dia - Chegada a Lourdes ( emoção, emoção, emoção) Chorar, rezar sentir o amor universal naquela gruta simples, lavar-se e banhar-se na agua de Lourdes, Beber da agua da fonte em sua vieira. Ver prodigios de fé no parque de Lourdes. Assistir a missa de quatro idiomas na capela subterranea, com os canticos reboando pelas paredes e pela sua alma. A noite ir ao patiio da catedral e ver que tudo está as escuras e ai participar da procissão das velas, onde caminhamos todos com nossas velas afastando a escuridão.

Sugiro a todos que ainda irao este ano, que isolem-se um pouco e na solidao de seus quartos meditem sobre o que sentem com relação ao Caminho. O que buscam em relação ao Caminho.

O Caminho se faz ao Caminhar, ao sentir, ao amar.

A expressão maior do amor, daquele Amor Universal que a todos une, essa expressao de Amor eu senti logo no inicio de meu caminho de 48 dias. Esse Amor Universal eu senti e presenti antes de fazer o Caminho mas foi em Lourdes que eu comecei a vive-lo. E o vivi de forma tão intensa que até agora ainda o sinto.

Fiquem na Paz e no Amor.
Enviado por Filardi
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003