Artigos Peregrinos

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
Sabonetes e Sabão - Lava e Esfrega Ideal
Gustavo Garcia Francisco

Não é minha caracteristica fazer propaganda de marcas e nem divulgar mercadorias para que todos saiam correndo a comprar. Não comprem nada que vocês não queiram! Lembrem-se que no século IX quando se deu origem do caminho, muitos dos peregrinos andavam de sandálias, vestiam apenas capas, carregavam bordões de madeira e uma pequena bolsa de couro a tira colo e enfrentavam as mesmas montanhas, os mesmos climas e tinham muito mais problemas do que nós hoje! Mas já que temos o apoio da tecnologia, devemos saber aproveitar em nosso favor. Já disse... FACILITAR é a palavra de ordem!

Lavar roupa é sempre um problema para quem não tem máquina de lavar...
Pois muita gente insiste em querer lavar roupas dentro do chuveiro com sabonete. Horas! Sabão e sabonete não são iguais... Alguém a muito tempo disse esta frase: Uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa! Sobre este aspecto vamos ao que interessa...

O Sabonete Ideal:
Sabonete líquido, em espanhol - Gel de baño (pronuncia-se - rél' de ban'ho). Uma marca bastante conhecida na Espanha é o Sanex, se não for o mesmo, é igual ao Protex brasileiro. Veja se gosta do cheiro (eu adoro)... É muito eficiente pois além de ser prático de se carregar, não faz sujeira (mas guarde em um saquinho de plastico (Dos tipo Zip-travesseiro) a fim de evitar encontrar suas mochila melecada. E também é bastante útil para lavar a cabeça. Mulheres, cortem o cabelo (snif!) Use gel de baño e esqueça o shampoo! Um ponto negativo é que não serve para lavar roupa. Quem lava roupa com a água quente debaixo do chuveiro comete falta grave pois água quente é raridade e devemos sempre pensar nos outros peregrinos.

Uma barra de sabão é ideal:
Sabão sim serve para lavar roupa. Sabão de coco, neutro, o que seja. Corte 1/3 de uma barra de sabão e guarde num saquinho (dos tipo zip é claro). Se você lavar roupa a cada 3 dias, ela irá durar por todo o caminho (faltando, pode-se comprar uma barra na "tienda" e dividir com os peregrinos que gastam agua quente e lavam roupas no chuveiro). É fato comprovado que o sabão lava mais branco do que o sabonete ou gel de baño!

Pronto... falei, protestei (ECONOMIZEM ÁGUA QUENTE!!!) e espero ter ensinado algo útil...

Enviado por Gustavo Garcia Francisco. Visitem sua homepage em: http://www.imagei.com/santiago/
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003