Albergue de Peregrinos
Notícias, novidades, artigos, relatos, diretamente da Espanha

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
Uma Virgem Brasileira no Cebreiro
Acácio da Paz
Esta é um história que já ocorreu desde o ano 2001. Depois de anos de espera hoje divulgo a todos com muita alegria que um peregrino deixou ali no Cebreiro.

Em um dia de peregrinaçáo do mesmo ano. Um peregrino brasileiro chega no Cebreiro e dentro de sua mochila algo precioso que ele carregava. Estando ali, ele por uma sincronicidade encontra um personagem que para a maioria dos brasileiros ainda desconhecida; José Maria; proprietário da " Venta Celta " um bar que está bem cerca do Albergue de Peregrinos. Os dois se encontraram e durante horas cada um contou a sua experiência, seus caminhos. Ao anoitecer, Rogério decide abrir seu tesouro e deixa como seu guardiáo o conhecido José Maria.

Sem saber o porque Rogério abre a sua mochila e tira uma Virgem que o trazia desde nossa terra Brasil e com ela ele percorre os Kms de Santiago. Para a sua surpresa quando ele abre a mochila a Virgem estava com a cabeça quebrada. José Maria na mesma hora prontifica-se a ajudá-lo por sua vez este peregrino decide deixar ali no Cebreiro o seu tesouro. Hoje destinado nas máos de José Maria.

No mesmo ano eu passava por ali e encontrei José Maria, dois dias depois de Rogério ter passado e ele me contou toda a história. Decidimos neste mesmo dia de fazer uma gruta para esta imagem. Depois daí, o caminho nos separou. Passaram 3 anos, e cada vez que nos encontrávamos sempre falávamos; E A GRUTA?.

Bem , agora o caminho me trouxe de volta na Porta do Cebreiro e depois de nosso reencontro e como detalhe; que a chave do baú onde estava a virgem ficou todo este tempo perdida e na mesma semana que nos reencontramos a chave apareceu. Desde entáo muita coisa aconteceu, e por este Poema da Virgem a gruta já foi definida o local, e dentre poucos dias ela já estará em seu altar.

Gracias ao nosso peregrino Rogério que está desaparecido de nosso contato, agradecemos de coraçáo. Seu tesouro estará ali , e esta Virgem será a guardiá do peregrino que por ela passar, conduzindo-o até Santiago com seu manto a manto.

Poema
Virxen do Brasil envolta nos matifelos dun prove peregrinaches de lonxe sin liturxia e sin escolta.
Quixeches quedarte aquí no lugar das carriozas; esta pedra i esta cozas son a catedral para ti.
Nin nivenas nin campas, nin advocacion siqueira.
O teu manto e a folqueira i os paxaros tua coral.
(Jose Maria Nuñez)
 

Enviado por Acácio da Paz
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003