Albergue de Peregrinos
Notícias, novidades, artigos, relatos, diretamente da Espanha

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
O Peregrino Malabarista Brasileiro
Acácio da Paz
Em onze de março o artista brasileiro Adilson Pereira iniciou sua peripécia por Espanha em Barcelona com o objetivo de completar seu projeto, batizado com o nome de Malabarista da Arte. Agora recalou em Compostela trás realizar um tramo do Caminho de Santiago, que deu inicio na localidade lucense de Sarria.

É um trabalho de divulgação da arte e a cultura brasileira, que iniciei no ano 2000 como parte do meu projeto de fim de carreira de Técnico em Turismo, da Academia de Comercio de Santa Catarina, na cidade brasileira de Florianópolis.


-Em que fase esta o seu projeto agora?


-Esta é a sexta etapa. No meu país realizei esta experiência por diferentes zonas e agora finalizo o projeto na Espanha. Em uns dias regresso a Barcelona e desde ali me irei a Portugal, porque esse é o país em que estão minhas raízes.


-Como foi sua experiência durante o Caminho de Santiago?


-Muito enriquecedora. Pude conhecer muita gente e a numerosos artistas. Deles todos fui tomando nota em uma espécie de diário que escrevo sobre este viagem e também fiz fotos dos que me pareceram mais singulares.


- O que mais chamou sua atenção durante sua estância em Galícia?


-Sem dúvida uma das coisas que mais me surpreendeu foi à atuação de um grupo tradicional de gaitas. Nunca havia escutado antes este instrumento e gostei muito. Também me entusiasmou a arquitetura de Compostela


-Você encontrou muitas diferenças com a cultura de seu país?


-Claro que sim. Aquí é tudo muito distinto. Chamou-me a atenção que em muitos povoados as pessoas têm como temor ou vergonha de mostrar e dar a conhecer suas expressões artísticas. Isso é algo que não comprendo.


Um mimo que quer ajudar os demais


Como artista, Adilson Pereira se considera mimo e malabarista, e com seu projeto, ademais de mostrar a cultura brasileira pelo mundo, quer conhecer outras expressões culturais e suas raízes. Ademais, quando voltar ao Brasil quer demonstrar a seus paisanos que na vida tem que fixar umas metas e lutar por elas, como ele tem feito com o seu projeto.

Enviado por Acácio da Paz
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003