Albergue de Peregrinos
Notícias, novidades, artigos, relatos, diretamente da Espanha

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
Inverno ... O Caminho de Santiago
Adaptaçáo do texto de Gregório Martinez da Revista HITO, Abril 2005. Nº 34 para o Portugues
Albergues grandes ou pequenos? Privados ou públicos ? Grátis, subvencionados, ou de pago ?

Creio que tudo é válido no Caminho e a todos cabe a parcela de responsabilidade na atençáo a verdadeira peregrinaçáo, mas náo me resisto a assinalar a pecularidade de alguns destes ALBERGUES por NÁO dar a atençáo devida ao peregrino.

Há albergues de reflexáo espiritual donde o espírito e a reflexão se vão água abaixo quando se impóe a crua realidade, quando fecha as suas portas porque " NO ES RENTABLE TENER ABIERTO EN ESTA ÉPOCA" (do passado inverno e deste inverno), e é que; sabemos que náo somente de páo vive o homem; como também é muito certo dizer que sem páo é difícil que sobrevivas.

Há outros de subvencionados pelos gremios, associaçóes ou pessoais ( saudades das épocas medievais, sem dúvida), que se alçam como garabantes da atençáo gratuíta ao peregrino, mas ( a carne é débil e de carne é o HOSPITALEIRO) quando o peregrino que chama a porta e náo se ajusta ao perfil econômico, social ou físico desejado, náo é raro nesta época de informar mentindo que estáo cheio e indicar-lhe com amabilidade ao seguinte albergue, na mesma localidade ou outra mais cerca, ao qual pede o peregrino dirigir-se.

Em pleno Caminho, onde havia um albergue atendido, até o ano passado, por um titular de uma paróquia. Este Albergue permanecia aberto os 365 dias do ano, mas este ano foi parar em outras máos, máos ilusionadas mas longe no espaço peregrino, e este inverno, pela primeira vez de sua existência, a porta estava trancada e com um cartel na porta que dizia: "CERRADO HASTA LA NUEVA TEMPORADA".

De que tonteria de temporada estamos falando ? Teremos Albergues ofertando descontos ou vales para uma rifa, durante a temporada baixa? Haverá serviços de luxo em temporada alta ? Será a temporada media a mais aconselhável a vim para o Caminho ?

Com iniciativas e atitudes como estas mencionadas muito em breve, alguém, oferecerá um Caminho de Santiago que satisfaça a exigência do mais seletivo "TURISTA".


Adaptaçáo do texto de Gregório Martinez da Revista HITO, Abril 2005.Núm.34 para o Portugues.

Enviado por Acácio da Paz
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003