Albergue de Peregrinos
Notícias, novidades, artigos, relatos, diretamente da Espanha

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
Carta Aberta dos Caminho Brasileiros
Acácio da Paz
No dia 25 de março de 2005, durante o "1º Encontro de Peregrinos no Caminho das Missões", na cidade de Santo Ângelo – Rio Grande do Sul, estiveram reunidos representantes de quatro roteiros de caminhadas do Brasil: Caminho da Fé, de São Paulo/Minas Gerais; Caminho da Luz, de Minas Gerais; Caminho do Sol, de São Paulo, e Caminho das Missões, do Rio Grande do Sul.

A importância da implantação dos Caminhos como fonte de desenvolvimento social, econômico e cultural das regiões por onde passam tem tido significativo incremento desde o início de suas operações.

De modo geral, todos os Caminhos brasileiros acima mencionados tornaram-se um produto com forte apelo turístico, com benefícios imediatos para todos os segmentos envolvidos nesses roteiros.

A criação desses Caminhos – há cerca de 2 anos - surgiu com o objetivo de suprir demandas de um público cada vez mais crescente e em busca de qualidade de vida, autoconhecimento, aventura, intercâmbio cultural, lazer e contato com a natureza.

Para se ter uma idéia da abrangência dessa atividade, mais de 10.000 peregrinos, do Brasil e do exterior, já percorreram esses Caminhos desde fevereiro de 2003, gerando centenas de empregos e renda para as comunidades de origem dos peregrinos assim como nas localidades por ondem percorrem os Caminhos.

Como fruto desse Encontro, os representantes dos Caminhos citados, decidiram somar esforços no sentido de buscar o apoio e a compreensão das autoridades civis e militares, organizações não governamentais, entidades religiosas, da comunidade em geral e da imprensa, para o fortalecimento e projeção destes roteiros.

Santo Angelo 26, Março de 2005

 
Enviado por Acácio da Paz
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003