Albergue de Peregrinos
Notícias, novidades, artigos, relatos, diretamente da Espanha

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
13 Jornadas para o Caminho
Acácio da Paz
Um informe de Tourespaña considera que a pertinência de Asturias ao Caminho de Santiago a autorga como uma regiáo atrativa a mais para os turistas. Esta idea confirma la Fundación Consumer em um estudo elaborado a principios do mes de junho, em que atualiza a situaçáo da rota Jacobea, os serviços e alojamentos. Seu trabalho expoem de manifesto que, quando todavía faltam quatro anos para el Xacobeo 2010, este intinerario "foi consolidado como um destino turístico, desportivo e religioso" Ainda que o mais conhecido seja a parte de Roncesvalles, que se realiza em aproximadamente em 29 etapas, tambén destaca a importancia das 11 jornadas do denominado camino primitivo, que nasce em Oviedo e que comparte dois mais com a parte navarra.


A rota asturiana cruza o sul ocidente e entra em Galicia por Lugo, até Santiago de Compostela. Os técnicos da fundaçáo comprovaram que nessas 11 jornadas iniciais com um totol percorrido de 256 kilómetros, dos que 214 km estáo no Principado. Em total esta ruta dispóe de 16 albergues que oferecem aos peregrinos 324 camas. Todos sáo de titularidade pública salvo o de Castro, situado no concelho de Grandas de Salime. O intinerario asturiano dispóem de 12 alojamientos e 4 na parte de galicia..


Os técnicos de Consumer explicam que os preços dos albergues náo tiveram nenhuma subida em comparaçáo com 2005, mas enfatizam que ano trás ano está mais para ao Caminho de Santiago os gastos de manutençáo. Depois de realizar a ruta estimam um cálculo aproximado do que pode custar por pessoa. Indicam que o alojamento custa por media de 6 euros por noite e a manutençáo do peregrino, de 24 € por días. Se estes valores se aplicam as 11 jornadas do camino primitivo em comparaçáo com Roncesvalles, os peregrinos asturianos devem gastar em viagem uns 390 euros. A rota completa de 29 etapas sobe até aos 960 euros, ratifica o informe realizado pela fundación. Sua página web detalha tramo a tramo seus alicientes e todos seus serviços. www.consumer.es
 

Enviado por Acácio da Paz
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003